Professor de Direito da Uern dirige filme com denúncias sobre parques eólicos

A produtora Saruê Filmes disponibilizou em 6 de abril, na plataforma YouTube, o média metragem “Vento Agreste”, com denúncia sobre prejuízos socioambientais decorrentes da implantação de parques eólicos na região Nordeste. Docente de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), João do Vale dirige o filme.

De acordo com o professor, os parques podem dar a impressão, num primeiro momento, de que esse tipo de investimento trataria desenvolvimento de energia limpa e respeito às comunidades. Na prática, isso não se confirmou.

“Vimos pessoas expulsas de suas casas, de suas comunidades, de seus sítios. Um índice de adoecimento mental elevadíssimo. Chegamos em comunidades que cem por cento das pessoas tinham alguma questão de saúde mental decorrente do barulho ocasionado pelas turbinas eólicas na depressão”, disse.

Ele completa que o incômodo afeta até os animais. Galinhas param de pôr ovos, por exemplo. Então, percebe-se que a implementação dos parques eólicos traz, na verdade, “muita violência”. Daí a ideia do filme, para denunciar tais abusos.

O professor João do Vale dedica seus estudos aos conflitos socioambientais no semiárido, principalmente quando se trata de violação dos direitos de povos tradicionais. Após anos de pesquisa, percebeu que os parques de energia eólica traziam essa violência para as comunidades.

Filmado principalmente no estado de Pernambuco, o filme teve duplo lançamento: primeiro, lançado primeiramente numa comunidade em que se filmou grande parte do material e, depois, na Universidade de Pernambuco (UPE), em Garanhuns (PE).

Para conferir a produção, clique aqui.

Ficha Técnica do filme:

Direção: João do Vale