Professor da Uern publica artigo em livro da Universidade de San Diego

O professor Dr. Alexandre Alves da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou capítulo em inglês na coletânea de artigos intitulada “Cabaret Voltaire: Fluxus West, San Diego and Southern California Mail Art”, da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.

“CabVolt Magazine, Mail Art and Industrial Music: a lost (and found) connection” (a tradução para o português seria “A revista CabVolt, Arte Correio e Música Industrial: uma conexão perdida e encontrada”) é o título do artigo do docente do curso de Letras, Campus Mossoró, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL).

O texto se insere no ramo dos Estudos Culturais e trata das relações entre os participantes da revista “Cab Volt”, a Arte Correio e as conexões com o início da música eletrônica industrial na Inglaterra da década de 1970.

O livro foi publicado neste segundo semestre de 2023 pela conceituada San Diego State University Press, editora oficial da Universidade de San Diego, e contém textos de diversos professores de universidades americanas, além de artistas e estudiosos. O tema do volume lançado é a revista multicultural “CabVolt”, que circulou no fim dos anos de 1970 na Califórnia, expoente do movimento da Arte Correio e das múltiplas relações dele com outras expressões artísticas.

Segundo o professor, com mais uma publicação desse nível, a Uern segue marcando presença em diversas instituições importantes para a produção acadêmica mundial.

Sobre o artigo, Alexandre Alves comenta que “surgiu após a descoberta de que nomes participantes da revista também formaram grupos de música eletrônica, como Throbbing Gristle e Cabaret Voltaire, utilizando aspectos da Arte Correio no design e no conceito geral tanto de sua música experimental quanto do design das capas dos discos lançados por elas. É uma conexão pouco percebida entre a produção da Arte Correio, cuja colagem fragmentária e imagens sobrepostas são o ponto de partida, e a então nascente música eletrônica, um dos gêneros de maior alcance no planeta nas últimas décadas”.

A organização da obra é da professora Arzu Ozkal (curso de Design Gráfico da Universidade de San Diego) e da brasileira Mila Waldeck, doutoranda em Comunicação Gráfica pela Universidade de Reading (Inglaterra).