Professor da Uern participará de treinamento na China sobre mecanização da agricultura

O professor Francisco Chagas de Lima Júnior, do Departamento de Informática, participará de um treinamento em mecanização da agricultura na Universidade Agrícola da China (CAU), em Pequim, entre os dias 9 e 28 de agosto. A viabilização é através da iniciativa Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, na qual a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras.

“O meu aspecto de participação é na parte de sistemas inteligentes. Estou com uma expectativa muito grande, não foi fácil cada passo do processo e eu sou uma exceção, porque o governo chinês normalmente não financia estudantes com mais de 45 anos para esses cursos”, comentou o docente.

Professor Francisco Chagas de Lima Júnior

Pela sua formação e área de estudo, o professor recebeu hoje, 25, a notícia de que seria inserido em outros projetos, ampliando a participação da Uern na parceria e fortalecendo o intercâmbio entre as instituições.

A informação partiu de Yang Minli, professora da universidade chinesa, que esteve em Apodi, visitando o centro de testagem de máquinas da China e fazendo o monitoramento do processo de utilização dos equipamentos, conferindo, de perto, a viabilidade e a importância da mecanização da agricultura familiar.

No período da tarde, a Reitoria da Uern sediou uma reunião de apresentação dos primeiros resultados do projeto de mecanização da agricultura familiar no RN e no Maranhão à delegação chinesa que, além da professora Minli, contou com o professor Zhenghe Song, reitor da Cau.

A reitora Cicília Maia reforçou a importância dessa troca de conhecimentos, experiências e tecnologias entre as instituições brasileiras e chinesa.

“Que a gente possa somar forças e fazer com que esse projeto seja exitoso do ponto de vista dos pesquisadores, do ponto de vista das nossas instituições e do ponto de vista das pessoas que estão atuando diretamente no programa. Tenho certeza que as relações serão as melhores possíveis. Podem contar com a gente. Gostaria também de agradecer a Cau por estar daqui a pouco acolhendo pesquisadores nossos, pesquisadores brasileiros”, comentou a reitora.

Yang Minli agradeceu o empenho de todas as instituições e entidades envolvidas para o desenvolvimento do projeto. “Entendemos a importância da mecanização do campo no Brasil e isso é muito importante para a China também. Futuramente haverá muitas outras possibilidades de acontecer mais parcerias”, disse.

O reitor da instituição chinesa ficou feliz de ver os primeiros maquinários sendo utilizados por famílias de agricultores na região do Vale do Apodi e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do projeto.

“Vimos todas as máquinas trabalhando e as pessoas felizes por melhorar o trabalho delas. Em nome da nossa equipe, agradeço a todas as instituições que estão se esforçando para que o projeto dê certo”, disse Zhenghe Song.

Para Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), a participação das entidades é muito importante para consolidação da parceria.

“Temos a Uern, a Ufersa, o IFRN, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Cooperxique, o Centro Feminista, a Emater e o próprio Governo do Estado essas organizações que estão construindo essa parceria inédita no Brasil e na América Latina de possibilitar a ampliação da mecanização da agricultura familiar. O que estamos construindo aqui é revolucionário para a agricultura familiar do Nordeste e do Brasil”, destacou.