Professor da Uern participa de livro do Canal Futura sobre Mídias educativas e impacto social

O professor do curso de Jornalismo e atual Pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan, é um dos autores convidados do livro “Mídias educativas e impacto social: as redes do Futura na era da comunicação de causas”, lançado nesta quarta-feira (21). A obra reúne profissionais de todo o Brasil na discussão sobre temas como comunicação pública e liberdade de imprensa, educação como pauta para transformação social, cidadania, participação e direitos em narrativas urgentes, diálogo com plataformas e audiências, inovação e novas fronteiras da tecnologia.

A organização do projeto é de Acácio Jacinto, José Brito e Luiza Goulart, com publicação pela editora Mórula Editorial, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O livro está disponível gratuitamente AQUI.

Para Luiza Goulart, líder de projetos na Fundação Roberto Marinho e uma das pessoas responsáveis pela concepção do livro, o processo partiu de uma intenção bastante clara. “Concebemos o livro com o intuito de celebrar a trajetória do Futura e de seu modelo de produção colaborativa, participativa e inclusiva, e dialogar com estudantes e jovens profissionais da comunicação”, disse Luiza.

No capítulo “Produção em rede e a articulação estratégica com o campo universitário”, o professor Esdras Marchezan, da Uern, se junta aos professores Acácio Jacinto (EBC), Maíra Bittencourt (UFS/EBC) e Thiago Molina (Unitau), para falar sobre as experiências da Uern na produção de conteúdo audiovisual em parceria com outras instituições e como isso é importante para a formação dos novos profissionais.

“Este é um trabalho que tem tido muitos resultados, no desenvolvimento de projetos em rede, liderados pelo professor Fabiano Morais, da UernTV, com estudantes do Departamento de Comunicação Social da Universidade. Além disso, discutir essas possibilidades em um livro com esse enfoque é importante na perspectiva de servir de referência ou apoio para iniciativas de outras universidades. Estou muito feliz de estar nesta bonita construção”, comentou.

Um dos projetos desenvolvidos em rede com o Canal Futura, pela Uern, foi o programa “Alô, Comunidade”, que apresenta projetos de extensão de todo o Brasil para o grande público. O programa está disponível no youtube, no Canal Futura, e no GloboPlay.

Além do professor Esdras Marchezan, participam do livro os seguintes autores: Patrícia Blanco, Celso Luiz Prudente, Elisa Larkin Nascimento, Karin Adams, Sofia Amaral, Mariana Tokarnia, Priscila Cruz, Daniel Corrá, Ernesto Martins Faria, Lecticia Maggi, Rosalina Maria Soares, Rafaela Lima, Noslen Borges, Viridiana Bertolini, Midria, Tawane Teodoro, Pâmela Carvalho, Luciana Barreto, Luciene Kaxinawaá, Susanna Lira, Elli Cafrê, Milena Rocha, Beth Carmona, Priscila Pereira, André Libonati, Deca Farroco, Marcio Motokane, Tatiane Milanez, Simone Freire, Suzeli Damaceno, Maíra Bittencourt, Thiago Molina, Ivana Bentes, Carlos Humberto, Diego Pereira, Ronaldo Lemos, Silvana Bahia e Carmela Borst.