...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professor da UERN lança livro sobre filosofia

O professor Marcos Érico de Araújo Silva, do Departamento de Filosofia, do Campus Avançado de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lançou o livro “A superação da metafísica na filosofia de Kierkegaard e de Heidegger: as tonalidades afetivas (stemninger, stimmungen) como arché da filosofia, pathos do filosofar”. O título foi publicado pela Editora Liber Ars, de São Paulo.

Na publicação, o autor convida Kierkegaard e Heidegger como interlocutores para pensar o sentido do filosofar. “Para eles, as tonalidades afetivas são as referências primordiais para se compreender a tarefa de filosofar, que exige do filósofo múltiplas elaborações do pensamento que lhes conduzem para variadas colorações do pensar filosófico”, conforme consta na descrição da obra.

O texto de Marcos Érico coloca os leitores numa atmosfera em que a filosofia se faz pelo paradoxal ou enigmático e não pelo pensamento claro e distinto. “Não se pode filosofar sem o esforço tradutivo de desejar dar sentido ao mundo que nos afeta e que nós o afetamos. É na troca de afetos que nasce a serenidade do pensar filosófico. O enquadre do filosofar não é da estabilidade do pensamento cintilante, mas do abismo caliginoso de nunca saber”, diz o texto de apresentação do livro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support