O professor Júlio Ribeiro Soares, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está participando da X Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO), que ocorre na Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá.
Soares integra a mesa com o eixo temático “Derecho a la educación, políticas públicas y alternativas pedagógicas”, onde apresenta reflexões sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na produção da vida escolar de estudantes e professores da educação básica no Brasil.
A contribuição do professor se baseia em pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto interinstitucional “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola”, realizado em parceria entre a Uern, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade da Região de Joinville (Univelle).
O projeto conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias.
Além da participação na CLACSO, o docente da Uern também integrou a comissão brasileira presente em uma mesa promovida pela Federación Colombiana de Trabajadores de la Educación (Fecode). No espaço, representantes de diversos países discutiram os efeitos do neoliberalismo sobre as políticas educacionais na América Latina, reforçando a necessidade de resistência e construção de alternativas frente aos desafios impostos à educação pública na região.
A participação do professor reafirma o compromisso da Uern com o debate científico internacional e com a construção coletiva de soluções para os problemas enfrentados pela educação na contemporaneidade.