Professor da Uern atua na implementação de Mestrado em Timor-Leste

O professor Dr. Samuel Penteado Urban, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Patu, está atuando na implementação de um Programa de Pós-graduação em Educação, em nível de mestrado, na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), no Timor-Leste. O trabalho teve início em 15 de janeiro e segue até 15 de março.

A implementação do Mestrado faz parte de uma missão oficial do Governo brasileiro realizada pela parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC)/Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pelas professoras doutoras Suzani Cassiani e Patricia Giraldi.

Vale destacar que o professor Samuel Penteado vem desenvolvendo pesquisas no Timor-Leste desde 2013, quando trabalhou, também em missão oficial do Brasil, com a formação de professores (2013 a 2015). Também foi no país asiático, que ele realizou seu doutorado sanduíche entre 2017 e 2018, resultando em vários artigos e livros publicados em língua portuguesa, inglesa, espanhola e tétum (língua oficial em Timor-Leste ao lado língua portuguesa).

Em 2022, Samuel Penteado Urban participou de missão oficial no país para prospecção de informações para construção do referido projeto de mestrado, bem como para um projeto irmão de Formação em Agroecologia no mesmo país, sob sua coordenação juntamente com o Prof. Dr. Irlan von Linsingen (UFSC).