Representação do curso de economia da Uern Assú participa do 61º Congresso da Sober

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

Os professores do curso de Economia da Uern Assú Joacir Rufino, Willy Albuquerque e Pedro Machado, e a estudante Nadihalem Marins, irão participar, entre os dias 23 e 27 de julho, do 61° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Neste ano, o evento ocorre presencialmente, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), na cidade de Piracicaba (SP).

O professor Joacir Rufino, além de apresentar artigos no evento, coordenará duas atividades: a coordenação do painel de abertura do Congresso – painel 1 – Conjuntura Econômica; e a palestra na Sessão Organizada sobre Insegurança Alimentar e Agricultura Familiar, que contará com a presença do ex-diretor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva.

O Professor Willy Farias Albuquerque, a partir de seu projeto de pesquisa de fluxo contínuo, juntamente com a Discente Nadihalem Alice Marins, elaboraram o artigo intitulado “Uso da terra e direito de propriedade, um diagnóstico a luz dos censos agropecuários de 2006 e 2017”. O referido trabalho será apresentado no Grupo de Trabalho 07 – Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional, no pavilhão de engenharia na terça feira dia 25 de julho de 2023.

O trabalho do Prof. Willy Albuquerque e da Discente Nadihalem Marins, é um estudo que visa analisar a partir de dados, do censo agropecuário de 2006 e 2017 se existe de fato uma relação positiva entre o direito de propriedade e uso da terra, e, portanto, a posse da terra a única condicionante para conservação dos solos, nos estados da região nordeste do Brasil. A metodologia empregada versa sobre a utilização do teste estatístico Z de proporções, assim realizando um comparativo entre os dois censos, e observando dados relacionado a condição do produtor e o tipo de prática agrícola de conservação empregado. Os resultados demonstraram que essa relação, salvo algumas exceções, é inexistente tendo ao longo do tempo reduzido sobremaneira o uso dessas práticas independentemente da condição do produtor.
O professor Pedro Machado é autor do artigo “Análise dos efeitos dos choques cambiais e monetários sobre a participação da agropecuária no PIB do Brasil de 1996 a 2016”.
Neste ano, o Congresso da Sober está realizando sua 61ª edição, se consolidando como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Em suas 60 edições anteriores, o Congresso ajudou a fortalecer a prática do ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Economia, Administração e Sociologia Rural no país