O Conselho Gestor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei) divulgou o resultado do recurso da análise da proposta de intenção de pesquisa e da classificação para os candidatos convocados para a entrevista do Programa do Processo Seletivo para o Exame Nacional de Acesso ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva para o ano de 2024. Ao mesmo tempo, tornou público o cronograma para Prova de Arguição.
As entrevistas serão realizadas somente por meio de ferramenta comunicacional digital com vídeo. Será informado ao candidato, somente através do e-mail cadastrado no ato da inscrição no site da Profei, o link para a entrevista. É de inteira responsabilidade do candidato estar presente na conexão. O não comparecimento será motivo de sumária e incontestável eliminação.
O tempo de duração de cada videochamada é de 30 minutos. Os horários serão sincronizados pelo site Horário de Brasília. Candidatos das Instituições de Ensino Superior (IES) que estão fora do horário de Brasília atente-se para o fuso horário.
Durante a realização da videochamada (online), o candidato deverá apresentar documento de identidade oficial com foto. A arguição só poderá ser realizada se a transmissão permitir o reconhecimento do candidato. É de responsabilidade exclusiva do candidato a utilização de equipamento com acesso à internet (notebook, computador de mesa, Ipad, tablet ou aparelho celular) com microfone, caixa de som ou fone de ouvidos e câmera de vídeo
habilitados para a sua participação na videochamada.
Caso ocorra falha técnica de exclusiva responsabilidade da Instituição Associada que impeça a arguição virtual da carta de intenções e do projeto de pesquisa, o candidato será convocado novamente, por meio da página do
Profei da IES, para a realização dessa etapa do exame nacional de acesso. A etapa de entrevista será gravada.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) associação ao Programa, com sede na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na Uern, o programa será vinculado à Faculdade de Educação (FE) do Campus Mossoró.
O Profei é um programa de pós-graduação stricto sensu em educação inclusiva, reconhecido pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (capes). O programa visa oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na rede público de ensino da Educação Básica.
A ideia é a aprimorar o repertório de conhecimentos e saberes promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.
Ao todo, são 300 vagas distribuídas entre as IES associadas, sendo 10 vagas para a Uern. O Profei tem como área de concentração a “Educação inclusiva” e conta com três linhas de pesquisa: “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”; “Inovação tecnológica e tecnologia assistiva” e “Práticas e processos formativos de educadores para a educação inclusiva”.
O Processo Seletivo consta das seguintes etapas: Análise de Documentos (Homologação e Pontuação) Proposta de Intenção de Pesquisa Entrevista.
Confira o o resultado do recurso da análise da proposta de intenção de pesquisa e da classificação para os candidatos convocados para a entrevista neste link.
Além disso, o Edital com o cronograma para Prova de Arguição pode ser conferido neste link.
O Edital com o deferimento das inscrições pode ser conferido aqui.
Já o Edital com as normas do processo seletivo pode ser conferido neste link.