Produção da UernTV com emissora de Sergipe aparece em programa da TV Brasil neste domingo, 25

Neste domingo, 25, a TV Brasil exibe em seu programa Caminhos da Reportagem, especial São João, uma matéria produzida em conjunto pela TV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UernTV) e a emissora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A programação tem início às 22h. A equipe de jornalismo fez uma imersão na cultura junina da região e registrou os principais festejos e tradições que se destacam nesta época do ano.

Para a reportagem, os jornalistas visitaram diversas cidades nordestinas nos Estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, capturando a essência da festa e o seu significado para o povo nordestino, com destaque para as cidades de Aracaju (SE), Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). A fim de retratar a pluralidade de costumes da região, foi gravada uma variedade de manifestações culturais, como quadrilhas, shows de forró, comidas típicas, dentre muitas outras.

Muitos eventos e locais turísticos também aparecem. Entre vários outros, o programa exibe, por exemplo, a tradição do barco de fogo, em Estância (SE), uma tradição que está ligada à memória afetiva dos moradores e atrai turistas. Da festa de Caruaru (PE), aparece o Pátio do Forró, onde se apresentam artistas regionais e nacionais. A equipe visitou o Parque do Povo de Campina Grande (PB), que este ano completa quatro décadas. O Mossoró Cidade Junina também tem espaço, a começar pelo Pingo da “Mei-Dia”, bloco junino que arrasta mais de 100 mil pessoal e tem 5 trios elétricos.

De acordo com o professor Fabiano Morais, diretor da UernTV, a reportagem teve como objetivo valorizar a cultura popular nordestina e potencializar o debate sobre a preservação e a renovação deste tipo de expressão cultural. “O São João é uma festa riquíssima, que reflete a diversidade e a criatividade do povo nordestino. Como emissora pública, temos o compromisso de fomentar o debate sobre as formas como a cultura popular pode ser valorizada na contemporaneidade”, afirma.

A matéria também estará disponível na internet, no canal oficial das emissoras universitárias e da TV Brasil. O Caminhos da Reportagem é um dos principais programas do canal do governo federal.