...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Processo de avaliação dos cursos de graduação é prorrogado até 9 de setembro

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade do Estado do Rio Grande (Uern), decidiu prorrogar o prazo para preencher os formulários de avaliação dos cursos de graduação, referente ao semestre 2023.1. Com isso, docentes e discentes da Instituição poderão preencher os formulários de avaliação até dia 9 de setembro.

A participação de docentes e discentes é de suma importância, uma vez que os resultados do processo avaliativo são basilares para a formação de um diagnóstico eficiente sobre as potencialidades e fragilidades da Instituição, servindo de base para elaboração do plano de ação dos cursos, bem como para nortear ações estratégicas da gestão, com vistas à melhoria contínua da qualidade do ensino.

O presidente da CPA e assessor da Assessoria de Avaliação Institucional, Prof. Dr. Wendson Dantas Medeiros, ressalta que quanto maior a participação de docentes e discentes nesse processo avaliativo, mais precisos serão os resultados, potencializando maior efetividade ao processo de autoconhecimento e de autoavaliação institucional. “Por isso, é importante de todos participem, pois quanto maior a participação, mas fiel à demanda serão as ações a serem planejadas”, declara.

Os instrumentos de avaliação foram atualizados e estão sendo aplicados, pela primeira vez, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A migração para o SIGAA representa o fortalecimento dos processos de autoavaliação na Uern e busca atender ao que prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UERN 2016-2026), sobretudo às diretrizes I e II relacionadas à avaliação institucional.

Os novos formulários possibilitam avaliar os aspectos relativos à infraestrutura e os aspectos didáticos-pedagógicos do curso. E apresentam opções de respostas que variam entre 0 e 10, sendo 0 para não/nunca, 1 a 3 para algumas vezes/raramente, 4 a 6 para às vezes, 7 a 9 para a maioria das vezes e 10 para sim/sempre, bem como traz opção do “não se aplica”, possibilitando que o participante contribua com respostas mais fidedignas.

É válido ressaltar que a participação no processo de avaliação é voluntária e anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), responsáveis pelo processo, apenas recebem o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Com isso, os docentes e discentes têm maior liberdade para expressar suas opiniões, sugestões e críticas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support