Pró-reitora e pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação tomam posse do Conselho Técnico-científico do PAX

Na manhã desta quinta-feira, 3, foi realizada a primeira reunião extraordinária da Assembleia Geral do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/RN). A reunião foi conduzida pelo vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Chico Dantas, presidente da Assembleia Geral.

Na ocasião, a pró-reitora e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, Ellany Gurgel e Cláudio Vasconcelos, respectivamente, tomaram posse no Conselho Técnico-Científico do PAX. Eles representam a Uern no Conselho, que tem por objetivo elaborar os editais e viabilizar as ações científicas e tecnológicas.

Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra destacou que a concretização do Parque Tecnológico é um sonho realizado. “É um passo muito importante para aquilo que defendemos: um mundo civizado. E esse mundo fazemos com sustentabilidade e inclusão social”, declarou, ressaltando que um dos principais objetivos do PAX é promover o desenvolvimento social e sustentável do RN.

Ela enfatizou que o PAX é fruto de uma luta coletiva, construído através de diálogo entre universidades, empresas e diferentes setores da sociedade. “É uma imensa alegria em ver a criação do Parque Científico e Tecnológico. Reforçamos o compromisso de que o Governo será um parceiro pró-ativo para que o Parque desempenhe o seu objetivo”, diz.

O Parque é localizado no município de Macaíba (RN), com atuação em todo o território nacional e fora dele. A proposta é criar e consolidar empreendimentos de classe mundial no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas e de novas tecnologias, produtos e processos.

O PAX visa contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. As ações serão desenvolvidas por meio de interação e cooperação entre universidades, instituições científicas e tecnológicas, empresas de base tecnológica, entidades ou órgãos da administração pública direta e indireta federal, estadual e municipal; entidades representativas do setor produtivo; instituições privadas de ensino e pesquisa sediadas no País; outras instituições privadas nacionais e outras instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa sediadas no exterior.

VISITA

Momentos antes da reunião extraordinária da Assembleia Geral, representantes do Conselho Administrativo e secretários do Governo do Estado visitaram as instalações do PAX. A obra está em estágio avançado e a previsão é que a entrega da infraestrutura seja feita até o final de dezembro.

Texto: Adriana Morais