O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), João Maria Soares, foi incluído no Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Só os principais pesquisadores do país integram esse sistema.
Ele é o primeiro professor da UERN a conseguir o feito através do Programa de Bolsa Produtividade da UERN. Os outros dois, Ana Dantas (Departamento de Ciências da Computação/Natal) e Alzamir Costa (FANAT), integraram o programa independente do programa. “Só é aprovado quem tem as melhores produtividades em suas respectivas áreas no país”, explicou João Maria.
De acordo com João Maria, ao entrar na Bolsa Produtividade, ele pode concorrer a editais exclusivos para quem integra o programa. “É uma peneira muito fina. É preciso ter muitas orientações de pós-graduação, projetos e publicações para chegar a essa bolsa”, acrescentou.
O Pró-Reitor terá o apoio do CNPq para projetos nas áreas de Física e Astronomia. O contrato é de três anos. “Para renovar é preciso manter a produção”, concluiu.
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.