Pelo bom desempenho e habilidades no futebol, João Gabriel Caldas Davi teve que tomar uma decisão quando ainda era criança. Teve o talento reconhecido por olheiros e foi convidado a participar de testes em clubes do eixo Rio-São Paulo, mas ele decidiu perseguir outro sonho: ser médico.
Hoje, aos 20 anos, o primeiro passo foi dado com o resultado da aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a chance de ingressar no curso de Medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a qual ele tem um forte vínculo.
Com a nota 817,64, João Gabriel não só alcançou a primeira posição (em 26 vagas da ampla concorrência) no curso escolhido, como também foi a maior nota entre todos os(as) concorrentes às 2.549 vagas da Uern divididas em 67 opções de cursos de graduação nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.
A história do aprovado com a Uern vem de berço. Ele é filho de Paulo Caetano Davi, professor há 46 anos da Faculdade de Letras e Artes (Fala), Campus Mossoró.
“É interessante que, no ano que meu pai, com tantos anos de dedicação à Universidade vai se aposentar, de forma compulsória, é o ano em que eu entro como aluno. É uma emoção muito grande pra mim e pra ele também”, destaca o calouro relembrando que, depois do ensino médio, foram três anos de tentativa e de dedicação exclusiva, abdicações e persistência no objetivo.
O desempenho que ele obteve no Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) era suficiente para ingressar em medicina em diversas universidades pelo Brasil afora, mas, ainda assim, sua meta era a Uern. “Eu nem pensava em primeiro lugar, acompanhava as parciais e sabia que eu estava na corrida, mas imaginava que os outros candidatos também estavam com a nota parecida”, revela João Gabriel.
“Eu tenho uma foto no terceiro ano [do ensino médio] escrito ‘MED UERN’. Não tinha o ano, pois eu não sabia quando ia ser. Meses atrás, entrei na Facs [Faculdade de Ciências da Saúde] e aí a alma e o coração ficaram por lá. Eu tenho muita honra, tenho muito amor, muito orgulho em dizer que, agora, eu serei aluno de medicina da Uern”, relata.
O curso de Medicina foi o mais concorrido da Uern, somando 4.675 inscrições. Ao todo a Uern recebeu 36.662 inscrições, 11 mil a mais em comparação ao ano de 2025.
