Primeira fase de matrícula curricular no Sigaa: 77% dos alunos efetuaram matrículas

A primeira fase de matrícula curricular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para o semestre 2023.1, voltada para os alunos veteranos, encerrou na última sexta-feira, 28. Pela primeira vez, está sendo utilizado o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com dados da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), nesta primeira fase 77% dos alunos fizeram suas matrículas curriculares, totalizando 7.376 discentes. Estavam aptos a realizar a matrícula 9.647 discentes. “Os números estão acima da média histórica. Geralmente, ficamos na faixa de 72 a 75% de alunos que efetuam as matrículas”, informa o diretor do STI, Isaac de Lima.

As próximas fases das matrículas curriculares seguem até 16 de maio.

Neste semestre, as matrículas dos alunos ingressantes serão feitas pela respectiva Unidade Universitária em todos os componentes curriculares do primeiro semestre letivo do curso no qual está ingressante. As datas são diferentes, levando em conta se o(a) candidato(a) foi aprovado(a) na chamada regular (10 a 20 de abril), na segunda chamada (1º a 5 de maio) ou na terceira chamada (29 de maio a 02 de junho). Posteriormente, o estudante ingressante poderá fazer o ajuste de matrícula pelo Sigaa.

O período de 1º a 5 de maio será destinado à Solicitação de Rematrícula, onde o aluno poderá solicitar a inclusão ou exclusão de qualquer componente curricular ofertado para o semestre letivo 2023.1, desde que haja vaga disponível.

Entre os dias 8 e 12 de maio, poderá ser feita a Matrícula Extraordinária, que possibilita ao aluno incluir componentes, mediante solicitação de matrícula, via Sigaa Uern, na área do aluno. Já o trancamento voluntário do programa de estudos pode ser feito no mesmo período.

A matrícula de alunos especiais será realizada de 15 a 16 de maio. Essa fase é exclusiva para a matrícula curricular na condição de aluno especial, que deverá ser efetivada pela respectiva unidade universitária, em componentes curriculares com vagas disponíveis e em conformidade com o requerimento do interessado.

O titular do STI avalia que o processo de migração para o Sigaa está ocorrendo dentro do esperado. “O processo foi e está sendo bastante complexo em função da quantidade de cursos e de alunos da instituição. Nossos principais desafios foram a importação dos históricos dos alunos, ajustes nas estruturas curriculares dos cursos e acesso dos alunos à plataforma. Em questões de avaliação, considero positiva, visto que apesar dos ajustes realizados e necessários ainda, os alunos conseguiram de fato realizar a solicitação de matrícula e a ampla maioria está conseguindo acessar o sistema sem impedimentos”, diz Isaac de Lima.

Confira o Edital Nº 030/2023 – PROEG que versa sobre as matrículas curriculares.