O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convida a comunidade acadêmica e demais interessados(as) a acompanharem a defesa de dissertação de Mestrado em Física do discente Gabriel de Sousa Fernandes, que ocorrerá no dia 31 de julho de 2025, às 14h, por videoconferência. Para participar, é necessário solicitar o link de acesso por meio do e-mail ppg.fisica@uern.br.
Com o título “O Efeito de Unruh e suas implicações na Cosmologia Moderna”, a dissertação propõe uma abordagem alternativa ao modelo cosmológico padrão, o $\Lambda$-CDM, amplamente discutido no contexto da Cosmologia Moderna, especialmente diante de questões como a tensão na constante de Hubble. A pesquisa parte do efeito Unruh para relacionar grandezas termodinâmicas — como energia, entropia e temperatura — à dinâmica do Universo. Utilizando fundamentos da gravitação entrópica e deduzindo as equações de Friedmann a partir do efeito Unruh, o trabalho se baseia em estudos recentes que exploram explicações alternativas para a tensão de Hubble.
A partir dessa perspectiva, o autor propõe o chamado q-modelo, um modelo cosmológico que dispensa a dependência de uma componente exótica de energia escura e incorpora um parâmetro estatístico. O modelo foi testado em dois cenários. No primeiro, adotando o valor de H₀ fornecido pelo projeto SH0ES, obteve-se $h = 0,710 \pm 0,009$ e $\Omega_g = 0,645 \pm 0,013$. No segundo, utilizando apenas cronômetros cósmicos e sem estipular um valor para H₀, os resultados foram $h = 0,628 \pm 0,021$ e $\Omega_g = 0,587 \pm 0,024$. Em ambos os casos, observou-se uma correlação positiva entre os parâmetros $h$ e $\Omega_g$, o que pode indicar uma dependência estatística da taxa de expansão do Universo. A pesquisa também apresenta uma comparação entre as medidas locais (SH0ES), globais (Planck) e o modelo proposto, demonstrando que o q-modelo pode contribuir para amenizar a tensão de Hubble.
A defesa contará com a participação dos professores Edésio Miguel Barboza Junior (Uern), presidente da banca e orientador; Braulio Batista Soares (Uern), como examinador interno; e Everton Murilo Carvalho de Abreu (UFRRJ), como examinador externo. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas na página oficial do PPGF: https://ppgf.uern.br.