...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PPGF divulga defesa de dissertação sobre o Efeito de Unruh e a tensão de Hubble na Cosmologia Moderna

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) convida a comunidade acadêmica e demais interessados(as) a acompanharem a defesa de dissertação de Mestrado em Física do discente Gabriel de Sousa Fernandes, que ocorrerá no dia 31 de julho de 2025, às 14h, por videoconferência. Para participar, é necessário solicitar o link de acesso por meio do e-mail ppg.fisica@uern.br.

Com o título “O Efeito de Unruh e suas implicações na Cosmologia Moderna”, a dissertação propõe uma abordagem alternativa ao modelo cosmológico padrão, o $\Lambda$-CDM, amplamente discutido no contexto da Cosmologia Moderna, especialmente diante de questões como a tensão na constante de Hubble. A pesquisa parte do efeito Unruh para relacionar grandezas termodinâmicas — como energia, entropia e temperatura — à dinâmica do Universo. Utilizando fundamentos da gravitação entrópica e deduzindo as equações de Friedmann a partir do efeito Unruh, o trabalho se baseia em estudos recentes que exploram explicações alternativas para a tensão de Hubble.

A partir dessa perspectiva, o autor propõe o chamado q-modelo, um modelo cosmológico que dispensa a dependência de uma componente exótica de energia escura e incorpora um parâmetro estatístico. O modelo foi testado em dois cenários. No primeiro, adotando o valor de H₀ fornecido pelo projeto SH0ES, obteve-se $h = 0,710 \pm 0,009$ e $\Omega_g = 0,645 \pm 0,013$. No segundo, utilizando apenas cronômetros cósmicos e sem estipular um valor para H₀, os resultados foram $h = 0,628 \pm 0,021$ e $\Omega_g = 0,587 \pm 0,024$. Em ambos os casos, observou-se uma correlação positiva entre os parâmetros $h$ e $\Omega_g$, o que pode indicar uma dependência estatística da taxa de expansão do Universo. A pesquisa também apresenta uma comparação entre as medidas locais (SH0ES), globais (Planck) e o modelo proposto, demonstrando que o q-modelo pode contribuir para amenizar a tensão de Hubble.

A defesa contará com a participação dos professores Edésio Miguel Barboza Junior (Uern), presidente da banca e orientador; Braulio Batista Soares (Uern), como examinador interno; e Everton Murilo Carvalho de Abreu (UFRRJ), como examinador externo. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas na página oficial do PPGF: https://ppgf.uern.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support