Posensino abre vagas para mestrado e doutorado sanduíche para negros, pardos e indígenas

Foi lançado nesta quinta-feira, 16, edital com abertura de vagas para o projeto “Interculturalidade na Universidade Pública, Ações Afirmativas, Inclusão Social e Relações Étnico-Raciais”, aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O projeto é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), que é mantido pela UERN, UFERSA e IFRN.

As três instituições tocam o projeto numa parceria com a Universidade de Évora (UÉvora), o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN), o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSDS/UERN).

Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado sanduíche para estudantes negros/as, pardos/as indígenas, com deficiência e altas habilidades para realizarem uma etapa da pesquisa na Universidade de Évora, em Portugal. A proposta tem como finalidade proporcionar a cooperação internacional entre programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade de Évora (UÉvora) e da Universidade de Brasília, por meio de pesquisas sobre interculturalidade no ensino superior, políticas de ação afirmativa, as desigualdades étnico-sociais no Brasil e relações étnico-raciais. Serão ofertadas 7 bolsas de mestrado sanduíche e 7 bolsas de doutorado sanduíche em 2024.

De acordo com o Coordenador do Posensino, Professor Guilherme Paiva, o projeto consiste em uma política de ação afirmativa que proporcionará a qualificação de estudantes, a internacionalização e o intercâmbio entre os Programas de Pós-Graduação da UERN, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de Évora. Outras instituições de Portugal serão inseridas no projeto. A UERN e a UnB são instituições pioneiras na implementação de políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil.

Acesse o edital no link: https://propeg.uern.br/posensino/default.asp?item=posensino-editais-2024