Pós-Graduação em Geografia da Uern se destaca como referência no Nordeste

O V Simpósio de Geografia Física do Nordeste, o III Workshop de Geomorfologia e Geoarqueologia e o I Workshop de Biogeografia do Nordeste ocorreram em Recife/PE entre 23 e 27 de outubro, com participação de professores do Brasil e do exterior. Na ocasião, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se destacou como uma referência na região Nordeste.

Na conferência de abertura do simpósio, o professor Antônio Carlos Barros Corrêa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou os resultados da avaliação da produção qualificada dos programas de pós-graduação das instituições nordestinas, entre os anos de 2018 a 2023. A Uern se sobressaiu: o programa alcançou a 4ª posição entre 19 instituições avaliadas, destacando-se assim como a melhor colocada entre as universidades do RN.

A comitiva da Uern, liderada pelos professores Andreza Felix Carvalho, Jacimária Fonseca de Medeiros e Wendson Medeiros, além da mestranda Marisa Barros e Almeida e da egressa Larissa Queiroz, participou ativamente das atividades do evento.

O professor Wendson teve a oportunidade de apresentar o trabalho ““Patrimônio Geomorfológico no itinerário geoturístico da Rota do Frio, no Oeste Potiguar”, de autoria do egresso Diógenys Henriques, sob sua orientação e da professora Jacimária. O trabalho destacou o potencial geoturístico da região do Alto Oeste Potiguar e ressaltou a aplicabilidade dos conhecimentos geomorfológicos para o desenvolvimento turístico local e sustentável no território da Instância de Governança Regional da Rota do Frio, formada pelos municípios de Riacho da Cruz, Viçosa, Portalegre, Martins e Serrinha dos Pintos.

A mestranda Marisa, em parceria com a professora Andreza Felix, apresentou um trabalho resultado de sua pesquisa no programa, sobre as comunidades tradicionais, etnociência e etnogeomorfologia, discutindo concepções, desenvolvimento e suas aplicações no Semiárido.

Além disso, durante a cerimônia de encerramento, o professor Wendson teve a oportunidade de lançar o livro “Gestão Ambiental no semiárido: estudos e práticas do curso de Gestão Ambiental da Uern”, publicado pela Editora Universitária da Uern (Eduern), reforçando a importância da universidade pública na produção do conhecimento para o desenvolvimento sustentável.

A conferência de encerramento discutiu as parcerias entre o Brasil e a França no âmbito da Geografia Física, tendo como expositores a professora Vanda Claudino de Sales (UFPel), e Leonardo Cordeiro, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A professora Andreza, presente no evento, enalteceu a participação e a qualidade do simpósio, destacando o valor da colaboração e da troca de conhecimento entre os participantes. O professor Wendson, por sua vez, enfatizou que o reconhecimento obtido pelo PPGEO da Uern é resultado do esforço coletivo de docentes e discentes que integram o programa, evidenciando a importância da dedicação e comprometimento de todos os envolvidos.

Segundo a professora Jacimária, a produção acadêmica do PPGEO vem se destacando por sua qualidade e tem demonstrado sua importante contribuição para a sociedade, oportunizando alunos que não teriam condições de seguir carreira acadêmica nos grandes centros urbanos.

O coordenador do PPGEO, professor Rodrigo Guimarães, ressaltou que o resultado alcançado demonstra o potencial de crescimento e consolidação do PPGEO que, fundado em 2016, chegou a Nota 4 já em 2020, no seu primeiro ciclo avaliativo da quadrienal da Capes. Além disso, o coordenador informou que o foco agora é aprovar o curso de Doutorado e oportunizar uma formação completa na área de Geografia na Uern.

O simpósio, disseram os professores, proporcionou um espaço valioso para a comunidade acadêmica compartilhar experiências e avançar no conhecimento geográfico, consolidando o PPGEO da Uern como um centro de excelência na pesquisa e na formação em Geografia Física.