Texto: Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Profhistoria), juntamente com o Departamento de História, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Linhares, promoveu uma aula de campo para debater temas sobre Cangaço, religiosidade e identidade nordestina. A atividade foi coordenada pelos professores. Dr. Marcílio Falcão, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), pelo prof. Dr. Lemuel Rodrigues e por Dr. Francisco Linhares, e contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC)..
A ação foi realizada de forma integrada entre a graduação e pós-graduação da Instituição, com a participação de estudantes do curso de História, do Mestrado e do Doutorado em Ensino de História.
A metodologia da atividade incluiu pesquisas de campo em locais históricos localizados nas cidades de Monte Santo (BA), Piranhas (AL) e Poço Redondo (SE). As visitas aos espaços começaram na última quarta-feira, 22, e se estenderam até a segunda-feira, 28, proporcionando uma imersão nos contextos históricos e culturais da região.
A iniciativa contribuiu para analisar a dinâmica acadêmica e fortalecimento da cultura nordestina, incentivando a produção de pesquisas e conteúdos por estudantes de diferentes níveis de ensino, promovendo, dessa forma, reflexões sobre regionalidade e religiosidade no recorte do Nordeste.
Fotos: Márcio Alexandre