...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pós-graduação e graduação em História promovem aula de campo sobre religiosidade e identidade nordestinas

Texto: Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Profhistoria), juntamente com o Departamento de História, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Linhares, promoveu uma aula de campo para debater temas sobre Cangaço, religiosidade e identidade nordestina. A atividade foi coordenada pelos professores. Dr. Marcílio Falcão, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), pelo prof. Dr. Lemuel Rodrigues e por Dr. Francisco Linhares, e contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC).. 

A ação foi realizada de forma integrada entre a graduação e pós-graduação da Instituição, com a participação de estudantes do curso de História, do Mestrado e do Doutorado em Ensino de História. 

A metodologia da atividade incluiu pesquisas de campo em locais históricos localizados nas cidades de Monte Santo (BA), Piranhas (AL) e Poço Redondo (SE). As visitas aos espaços começaram na última quarta-feira, 22, e se estenderam até a segunda-feira, 28, proporcionando uma imersão nos contextos históricos e culturais da região.

A iniciativa contribuiu para analisar a dinâmica acadêmica e fortalecimento da cultura nordestina, incentivando a produção de pesquisas e conteúdos por estudantes de diferentes níveis de ensino, promovendo, dessa forma, reflexões sobre regionalidade e religiosidade no recorte do Nordeste.

Fotos: Márcio Alexandre

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support