Polo Poty dos Encantos em Apodi é inaugurado e ofertará curso de Sistemas para Internet

Em solenidade bastante prestigiada, foi inaugurado neste sábado, dia 27, o Polo Poty dos Encantos de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (Polo EaD UAB), em Apodi. A unidade contará com a atuação da Universidade do Estado do Rio do Norte (Uern), com a oferta de cursos de graduação a distância na área de informática.

A reitora Cicília Maia destacou que o Polo Poty dos Encantos oferece oportunidades para os moradores de Apodi e região. “Vamos iniciar as atividades com a oferta do curso de Sistemas para Internet, que é um curso moderno, conectado com a juventude. O polo possibilitará que os estudantes se capacitem sem ter que sair do município”, declara.

O Prefeito de Apodi, Alan Jefferson da Silveira, lembrou que a instalação de um Polo EAD em Apodi é uma luta antiga. “É uma felicidade estarmos hoje inaugurando essa unidade”, diz. Ele ressalta que a parceria com a Uern tem gerado grandes frutos para o desenvolvimento econômico e social do município. “Esperamos fortalecer essa parceria cada vez mais”, frisa.

O deputado estadual Neilton Diógenes ratificou que a implantação do EAD é fruto de uma luta coletiva, envolvendo vários setores da sociedade, e destacou a parceria da Uern para a realização deste feito. O deputado aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uma emenda de R$ 150 mil para a Uern poder fortalecer cada vez mais o seu trabalho em prol da educação.

Também participaram da solenidade o subsecretário Estadual de Educação, Flaubert Torquato; o vereador Laete Oliveira, representando a Câmara Municipal de Apodi; o Secretário Municipal de Educação e Cultura de Apodi, Francisco Elmo Alves; o estudante Paulo Ricardo de Oliveira, representando os estudantes do polo; além de representantes da Uern, da Escola Estadual Professor Antônio Dantas (onde o polo ficará instalado), e autoridades políticas e civis.

O primeiro curso a ser ofertado no polo será o de Sistemas para Internet, da Uern Natal, com 50 vagas. O curso iniciará junto com as aulas do semestre 2024.1 no Polo EaD UAB.

A expectativa é de que no segundo semestre de 2024, o Polo EaD UAB receba outros cursos a distância da Uern, voltados para as pessoas da comunidade do município. Os cursos serão apresentados no próximo mês com o resultado do edital 25/2023 CAPES/UAB.

Conforme o Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro, coordenador UAB/Uern, a partir do semestre 2024.2, o Polo Poty dos Encantos também terá vagas em dois cursos de graduação a distância: Licenciatura em Língua Portuguesa e Gestão Financeira (Tecnólogo); e três cursos de especialização: Mídias na Educação, Auditoria Contábil e Preceptoria Multiprofissional na área de Saúde.

“A nossa missão, enquanto Universidade, é levar educação para todas as regiões. Chegamos a Apodi com o curso de Sistemas para Internet no Polo EAD, e no próximo semestre, estaremos com a oferta de graduação e especialização do Polo. É uma alegria muito grande poder oportunizar o ensino de qualidade para todos”, afirma a reitora Cicília Maia.

O polo Poty dos Encantos de Apodi é mantido pela Prefeitura do Município e conta com o apoio da Uern na oferta de cursos de graduação a distância.