Política de Inovação da Uern é instituída e visa promover a cultura inovadora

A resolução que institui a Política de Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi publicada na edição do dia 15 de abril do Jornal Oficial da Uern (Jouern). A medida foi aprovada no último dia 3 de abril, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A Política de Inovação da Uern tem como objetivo promover a cultura de inovação, empreendedorismo e proteção à propriedade intelectual no âmbito da Instituição. Ademais, visa definir estratégias de atuação institucional no ambiente produtivo local, territorial e nacional, além de orientar as ações institucionais de capacitação de recursos humanos em empreendedorismo, gestão da inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

“É uma pauta muito importante que busca estimular a inovação na Uern, em âmbito científico e tecnológico, e o desenvolvimento de projetos de cooperação, visando à geração de produtos e processos inovadores”, destaca o pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Cláudio Vasconcelos.

Para a diretora da Agência Uern Inova, Priscilla de Sousa, a Política de Inovação representa um compromisso institucional com a promoção e o apoio à inovação em diversas áreas, incluindo pesquisa, educação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. “Essa política estabelece diretrizes, estratégias e recursos para incentivar a criação, a disseminação e a aplicação de conhecimento inovador dentro e fora da universidade”, frisa.

Ela destaca que a política trata de temas como a pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, empreendedorismo, parcerias com o setor privado e educação em inovação. “Isso fortalece a universidade, além de contribuir significativamente para o avanço da sociedade e da economia por meio da geração e aplicação de conhecimento inovador”, avalia.

Para a Profa. Ma. Cintia Freitas, ex-Diretora da Agência UERN Inova e que acompanhou o processo de construção da resolução, a instituição da Polícia de Inovação é uma grande conquista para a comunidade acadêmica.

“A iniciativa inédita de construir a Política de Inovação na Uern foi inspirada a partir do Marco Legal da Inovação no Brasil (Lei nº 13.243/2016, que atualizou a Lei nº 10.973/2004), bem como na Lei Complementar nº 716/2022 (Política Estadual do Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Rio Grande do Norte), que dispõe que as ICTIs do RN instituam suas políticas de inovação. Neste sentido, é motivo de muito orgulho que a comunidade Uerniana possa desfrutar de uma politica de inovação atualizada, seguindo os parâmetros legais do RN e do País, que, certamente, trará bons frutos para a nossa Universidade”, declara.

A Resolução que institui a Política de Inovação na Uern pode ser conferida aqui.