...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Plenária debate sugestões para políticas afirmativas para o público LGBTQIAP+

No intuito de promover um diálogo com o público LGBTQIAP+ para identificar as demandas do segmento e elaborar políticas para inclusão e enfrentamento às violências, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, a Plenária LGBTQIAP+ da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus de Mossoró. O encontro é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD).

Participaram do debate, a Pró-reitora e Pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Ana Angélica e Nestor Duarte, respectivamente; a chefe do Setor de Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+ da DIAAD, Suamy Soares; e a mestranda Mayara Saraiva, a primeira estudante transexual do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS).

Nestor Duarte pontou que dentro da perspectiva de uma universidade inclusiva, a Uern vem constantemente dialogando e debatendo sobre a temática para fortalecer as ações afirmativas. “A Universidade é um espaço de reprodução social, que replica as experiências e costumes a qual está inserida, mas ao mesmo tempo é um espaço de construção, de transformação de padrões. E nosso objetivo enquanto universidade é garantir direitos e espaços às pautas historicamente reprimidas”, declara.

A estudante Mayara Saraiva relatou um pouco da sua experiência como pessoa trans na Universidade e na pós-graduação, destacando que a sua realidade é a exceção na vida de pessoas transexuais. Ela relatou que muitas pessoas trans não têm tantas oportunidades, geralmente são expulsas de casa e sofrem preconceitos no mercado de trabalho. “É muito difícil para a pessoa trans chegar e permanecer na Universidade diante de tantos preconceitos e adversidades. Por isso, a importância de adoção de ações afirmativas, como a cota para pessoas trans”, sugere.

Após o debate, a professora Suamy Soares selecionou alguns pontos debatidos durante o encontro para encaminhamentos. A proposta é analisar as demandas apresentada para a inclusão de ações na política de inclusão de ações afirmativas voltadas para a população LGBTQIAP+ nas universidades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support