...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Plano Nacional de Outorgas contempla Mossoró com um Canal de FM Educativa

O Plano Nacional de Outorgas 2015/2016 contempla a cidade de Mossoró com um canal de FM Educativa. A notícia foi comemorada de forma especial pelo Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UERN, que aguarda o aviso de habilitação, previsto para ser lançado no dia 27 de outubro, para enviar a documentação ao Ministério das Comunicações e concorrer ao Canal Educativo.

O professor Esdras Marchezan, chefe do DECOM, lembra que a luta da UERN iniciou ainda na gestão de Milton Marques, quando a Universidade apresentou ao Ministério das Comunicações um estudo de viabilidade técnica comprovando que Mossoró comportava mais um canal de FM Educativa.

O Plano Nacional de Outorga foi lançado em 2011 e Mossoró estava no Aviso de Habilitação N° 10 (previsto para sair em novembro de 2012), porém, o Ministério só cumpriu o plano até o aviso N° 4. “No ano passado fomos pegos de surpresa com a notícia de que a Anatel estava sugerindo a exclusão do canal de FM Educativo de Mossoró. Encaminhamos e-mail à Anatel protestando e a reivindicação foi considerada, fazendo com que o Ministério determinasse que a Anatel extinguisse o existente, mas abrisse um novo canal de FM Educativa e assim foi feito”, explica Esdras.

Mesmo com a criação do novo canal, há cerca de dois meses o Ministério das Comunicações anunciou o lançamento do novo Plano Nacional de Outorgas e entre as cidades atendidas não constava Mossoró. “Acionamos a Reitoria, que buscou apoio junto a Fátima Bezerra. A senadora colocou sua equipe de assessores para viabilizar audiências no Ministério das Comunicações com o reitor Pedro Fernandes para tratar do assunto”, ressalta Esdras Marchezan.

O Ministro Henrique Alves, então Presidente da Câmara dos Deputados, também deu apoio e articulou audiências em Brasília. Dessas audiências, com a presença do Reitor Pedro Fernandes, saiu o compromisso do Ministério das Comunicações de incluir Mossoró no primeiro aviso de habilitação. “Ficamos muito felizes, a promessa foi cumprida. A UERN atende todos os critérios para conquistar esse Canal de FM Educativa”, destaca o Reitor Pedro Fernandes.

Com o curso de Comunicação Social da UERN formando profissionais há mais de 10 anos, a FM Educativa tem uma importância fundamental para os professores e para os alunos, especialmente os que cursam Radialismo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support