...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pint of Science 2025 chega a Mossoró com debates sobre tecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas

De 19 a 21 de maio, sempre a partir das 19h30, Mossoró receberá mais uma edição do Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo. O evento será realizado no Restaurante Buscapé Budd e contará com a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Neste ano, o festival celebra uma década de presença no Brasil, reunindo cientistas e comunidade em conversas informais e acessíveis sobre temas urgentes da atualidade.

A edição de 2025 tem como tema nacional “Tempo de mudanças”, escolhido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, que também patrocina o evento. Em Mossoró, os debates serão organizados em torno de dois grandes eixos: Tecnologia e Meio Ambiente, nos dias 19 e 20 de maio, e Mudanças Climáticas, no dia 21. A coordenação local do evento está sob responsabilidade da Ufersa, com vice-coordenação da Uern. A programação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Estudantes interessados em certificado de participação poderão se cadastrar por meio de um QR Code disponibilizado no local.

Professor da Uern, Pablo de Castro é um dos organizadores

Segundo o professor Pablo de Castro, da Uern, o Pint of Science representa uma oportunidade única de democratizar o acesso à ciência: “O mundo passa por transformações rápidas que envolvem novas tecnologias, impactos ambientais, inteligência artificial e mudanças de paradigmas. O Pint é uma excelente oportunidade para levar esse debate para além dos muros das universidades”.

A professora Sandra Regina, da Ufersa, reforça a importância do evento como espaço de aproximação entre cientistas e sociedade. “O festival enfatiza a origem das evidências científicas, ensinando o público a distinguir fatos de opiniões por meio de bate-papos claros e atrativos”, afirma.

Programação reúne temas atuais e especialistas renomados

A programação do Pint of Science 2025 em Mossoró foi cuidadosamente pensada para refletir os desafios contemporâneos. Na segunda-feira, 19 de maio, o Dr. Washington Sales, da Ufersa, abordará a influência da inteligência artificial na vida cotidiana, com a palestra “A vida On e Off se misturam, quem somos na era da AI?”. Em seguida, o também professor da Ufersa, Dr. James Costa Lima, discutirá os vínculos entre arte, política e botânica diante das mudanças climáticas, com a fala “Pintou um clima? Arte, política e plantas num contexto de mudanças climáticas”.

Na terça-feira, 20 de maio, a Dra. Dária Raquel Queiroz de Almeida, da Uern, discutirá os impactos das mudanças climáticas na saúde humana, com ênfase em possíveis efeitos cancerígenos invisíveis. Logo depois, o Dr. Stefeson Bezerra de Melo, da Ufersa, levantará questionamentos sobre os custos ambientais da tecnologia com a palestra “IA: Inteligência Artificial ou Impacto Ambiental?”.

Encerrando o evento, na quarta-feira, 21 de maio, o professor do IFRN, Dr. Alexandre Lopes, apresentará soluções arquitetônicas sustentáveis com a palestra “Arquitetura térmica: sua casa fria sem agredir o planeta”. Na mesma noite, o Dr. Leonardo Lelis de Macedo Costa, da Ufersa, discutirá como as variações climáticas afetam diretamente a produção animal e os custos alimentares das famílias.

Pint do Brasil é o maior do mundo

Criado em 2012, na Inglaterra, o Pint of Science chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, tem crescido de forma exponencial. Em 2025, o festival será realizado em 169 cidades brasileiras, número que posiciona o país como o líder global em participação, à frente de países como Espanha (75 cidades), França (61) e Reino Unido (42), onde o festival teve início. Ao todo, 27 países participarão da edição deste ano.

Pablo de Castro lembra que o sucesso do evento em Mossoró já se consolidou em edições anteriores, com o público lotando o espaço do Buscapé Budd em todas as noites. A expectativa para 2025 é repetir esse engajamento, reunindo cerca de 210 pessoas ao longo dos três dias. “Gera engajamento entre alunos, técnicos, professores e comunidade. Há possibilidade de popularização da educação e ciência, uma vez que temas complexos são abordados de forma que todos possam compreender”, afirma o organizador.

Ciência no bar: um brinde ao pensamento crítico

Além de celebrar a ciência, o Pint of Science também tem um papel importante no enfrentamento à desinformação. “Conseguimos trazer discussões que surgem naturalmente em rodas de conversa e ‘com o tiozão do zap’, porém orientadas por profissionais qualificados que discutem com responsabilidade e ética. Isso pode contribuir para diminuir a desinformação na sociedade e estimular o pensamento crítico”, destaca Pablo.

A ideia de transformar bares e restaurantes em palcos de ciência foi justamente pensada para aproximar o conhecimento do cotidiano das pessoas. “Em ambientes informais, como bares e restaurantes, o público se sente mais à vontade para questionar, opinar e se envolver, tornando o conhecimento científico acessível e convidativo”, complementa Sandra.

Aos que ainda não conhecem o evento, a organização deixa o convite: “Brinde à curiosidade e ao conhecimento: venha descobrir como a ciência transforma nosso dia a dia de forma descontraída. O Pint of Science 2025 em Mossoró é a sua chance de conversar diretamente com cientistas, sem formalidades — basta chegar ao Buscapé Budd nos dias 19, 20 e 21 de maio às 19h30.”

Para mais informações sobre o evento e para acompanhar a programação nacional, acesse www.pintofscience.com.br ou siga @pintofsciencebr no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support