Os Desafios da Publicação Científica foram debatidos na edição desta sexta-feira, 31, do projeto Uern Ciência – Webinários. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Carlos Alberto Martinez Huitle, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Profª. Dra. Danyelle Medeiros de Araújo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Com base na vasta experiência na editoração de publicações científicas, os professores deram orientações para os pesquisadores interessados em terem seus artigos publicados. Uma das principais dicas é ler, se informar sobre o escopo da revista ou do jornal científico ao qual deseja submeter o artigo. “Os critérios utilizados para aceitar ou não um artigo para publicação são bastante complexos, há vários parâmetros. Entretanto, é importante que os trabalhos estejam alinhados com os objetivos da revista”, informa Carlos Martinez Huitle.
Danyelle Medeiros complementa que é importante ler os artigos nas edições anteriores da revista que deseja submeter o artigo, ver o que os autores estão publicando, o que grupos estão falando sobre determinado tema, para assim poder aproximar o trabalho do formato da informação que eles passam. “O pesquisador deve ser objetivo, seguir as regras da revista e verificar se o tema do trabalho está coerente com o escopo da revista”, declara. Ela lembra que a negação do artigo também faz parte da realidade dos pesquisadores. “É preciso não desistir e da próxima vez adequar o trabalho à linha editorial da revista”, diz.
Os professores também alertaram sobre os cuidados para evitar o plágio e o autoplágio nas publicações científicas. Segundo Martinez Huitle, o plágio acontece quando é exposta uma ideia no artigo sem dar o devido crédito ao autor originário da frase. Também ocorre quando se usa a ideia de um colega de pesquisa sem autorização ou usam expressões utilizadas em outros artigos sem a devida referência.
Já o autoplágio é quando o pesquisador faz uso das próprias ideias publicadas em um trabalho anterior e não reporta que aquela citação já foi usada. “Às vezes, o plágio e o autoplágio ocorrem pela falta de atenção do autor, mas é importante lembrar que o plágio é uma atividade não aconselhável na pesquisa”, frisa.
Danyelle Medeiros reforça que além de desaconselhável, o plágio é crime, conforme a Lei Nº 9.610, que legisla sobre os direitos autorais. “É importante sempre dar o crédito a quem usou primeiramente a citação. É um cuidado de responsabilidade do pesquisador e do orientador. O pesquisador pode perder uma monografia, dissertação ou tese em caso de identificação de plágio”, declara. Ela afirma que atualmente há softwares que ajuda a minimizar os plágios e autoplágio. “É preciso ter atenção à citações, sempre corrigir antes de enviar”, recomenda.
Os debates do Uern Ciência – Webinários são realizados todas as sextas-feiras. O projeto é desenvolvido pela Propeg/Uern em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV e AGECOM/UERN.