Pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) publicaram um artigo científico na revista internacional Parasite Immunology, uma revista dedicada à pesquisa sobre imunologia parasitária no sentido geral. O texto é intitulado “Envolvimento de Neutrófilos na Patologia da Doença de Chagas”.
O trabalho trata-se de um artigo de revisão onde os pesquisadores avaliaram a participação dos neutrófilos (células do sistema imune) no estabelecimento e progressão da doença de Chagas. O trabalho é de autoria dos professores Cléber de Mesquita Andrade, Dayane Carla Costa Paiva, Lara Michelly Soares de Souza, Micássio Fernandes de Andrade, Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes e Valéria Duarte de Almeida.
Em geral, os indivíduos infectados pelo Trypanosoma cruzi, parasita causador da doença de Chagas, desenvolvem problemas no coração. Não se sabe quais os reais motivos que causam as complicações cardíacas, mas a presença de infiltrado inflamatório no coração desses indivíduos pode ser um fator importante. Dessa forma, os neutrófilos, que formam a mais abundante população de células inflamatórias na circulação sanguínea dos seres humanos, podem contribuir no estabelecimento da patologia e progressão da doença.
Neste sentido, o artigo discute as características morfológicas e funcionais dos neutrófilos que podem estar associadas com a imunofisiopatologia da doença de Chagas.
A versão preliminar do artigo está disponível no site da revista e pode ser acessada através deste link.