...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisadores acompanham de perto o encalhe em massa de 21 Baleias-Piloto em Rio do Fogo/RN

O encalhe em massa de 21 baleias no litoral potiguar tem sido acompanhado de perto por pesquisadores e entidades ambientais. O caso foi registrado na manhã da última sexta-feira (31), no município de Rio do Fogo/RN. O encalhe de 21 baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus) mobilizou equipes do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Desde o primeiro dia de operação, os pesquisadores permanecem no local do encalhe com o objetivo de reintroduzir os animais, monitorar a área, coletar dados e analisar o comportamento do grupo.

Como estratégia de deslocamento dos animais para o mar aberto, têm sido utilizadas embarcações com o objetivo de afugentar o grupo da costa, guiando-os para fora da enseada de Pititinga. A estratégia ainda não surtiu efeito, tendo em vista que o líder do grupo, uma fêmea, permanece em estado constante de desorientação.

Vale ressaltar que hoje, 3 de junho, as equipes permanecem embarcadas, utilizando novas estratégias, como a captura de indivíduos, para a condução deles ao mar aberto. Até o presente momento, cinco indivíduos do grupo foram a óbito.

Os animais mortos não possuem marcas de interação antrópica (humana) e medem cerca de 4m de comprimento. Um dos animais morreu na tarde do dia 31, outros três morreram no dia 01 de junho e o quinto foi a óbito no domingo, dia 02.

Nesse momento os pesquisadores do CEMAM e PCCB-UERN estão realizando a análise das carcaças dos animais mortos. É importante ressaltar que por meio dos dados coletados, pode-se afirmar que os animais estão doentes. Entre os principais achados, destaca-se a infestação parasitária de elevado nível nos aparatos auditivos desses animais, motivo que tem provocado a desorientação espacial das baleias.

Levando em consideração a participação ativa da comunidade de Pititinga na operação, será realizada hoje (03 de junho), às 15h, na Colônia de Pesca Z-40, uma reunião para esclarecer todas as dúvidas da população em relação ao encalhe em massa. A comunidade local, a Prefeitura de Rio do Fogo e a Polícia Militar têm desempenhado um papel fundamental, oferecendo apoio logístico.

A situação está sendo monitorada de perto e atualizações serão fornecidas à medida que mais informações se tornem disponíveis. Os pesquisadores ressaltam a importância da população manter distância da área de encalhe para não interferir nas atividades de campo.

 

Caso a população encontre algum animal marinho encalhado na praia, vivo ou morto, basta entrar em contato por meio dos telefones abaixo:

Areia Branca e região: (84) 9 8843-4621
Natal e região: (84) 9 9943 0058

Para mais informações, entre em contato com: Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM) Telefone: (84) 99694-7242 ou (84) 98195-6143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support