PESQUISADOR APRESENTA TRABALHO SOBRE MODELAGEM E SIMULAÇÃO SÍSMICA

O professor doutor Harold Ivan Angulo Bustos, docente do Mestrado em Ciência da Computação e pesquisador do projeto PNPD/CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado) intitulado “Algoritmos para Processamento e Aplicações Estratégicas de Imagens” apresentou resultados da sua pesquisa no conceituado Iberian-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering – 30th Edition (30° Congresso Ibero-Latino Americano de Métodos Computacionais em Engenharia). O evento ocorreu, este ano, na cidade de Armação dos Búzios (RJ), de 8 a 11 de novembro, cujo foco foi a  divulgação de resultados e o estabelecimento de intercâmbios científicos entre pesquisadores de universidades e empresas na área de métodos computacionais em engenharia e suas aplicações (http://eventos.nacad.ufrj.br/).

O Dr. Harold Ivan apresentou o trabalho “Multi-Valued Travel-Time Seismic Modeling using Eikonal Equation and Parametrization of Velocity Fields via 2D Rational Function Fitting” no dia 11, para uma audiência composta por pesquisadores em computação, engenharia, geofísica e áreas afins, de empresas e instituições de pesquisa nacionais e internacionais como Sun, Petrobras, COPPE/UFRJ, Universidade do Porto (Portugal), LNCC, Shell, dentre outras. A apresentação expôs a pesquisa desenvolvida para problemas ligados à modelagem e simulação computacional de reservatórios petrolíferos envolvendo o processamento de imagens sísmicas.

O trabalho despertou interesse da audiência através de questionamentos e elogios, inclusive propostas de parcerias para projetos futuros com pesquisadores da UFRJ. Além da divulgação da pesquisa, a audiência também tomou conhecimento do trabalho desenvolvido na UERN, destacando competências em tecnologia de ponta na Instituição. O projeto “Algoritmos para Processamento e Aplicações Estratégicas de Imagens” é desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciência da Computação UERN/UFERSA, o qual é coordenado pelo professor Marcelino Pereira do Departamento de Informática – Campus Central.