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Pesquisa de egressa da Uern compõe e-book sobre Mães Cientistas na América Latina

A pesquisa de monografia de egressa da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das produções convidadas a compor o e-book
“Mães Cientistas na América Latina: Perspectivas e Desafios na Academia”. O título é
organizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de
São Paulo (FFLCH/USP).

Intitulado “Mães, universitárias e trabalhadoras: um estudo de caso sobre as estudantes do
curso de pedagogia (FE-UERN)”, o trabalho é de autoria da egressa Tassia Camila Martins
Cunha e foi orientado pela Profª. Me. Iasmin Marinho.

A ideia para desenvolver a pesquisa surgiu na própria vivência da discente Tássia Camila,
que se tornou mãe ainda no primeiro semestre do curso, enfrentando os desafios da
maternidade na Universidade. O estudo analisou as narrativas e trajetórias das estudantes
mães e trabalhadoras do curso de Pedagogia, bem como suas demandas por políticas
institucionais de permanência no Ensino Superior.

Dada a relevância da pesquisa, a discente foi convidada para participar da publicação do
estudo no referido e-book. O livro é composto por trabalhos de pesquisadoras de toda a
América Latina, que abordam a temática dos desafios de ser mãe e pesquisadora. O título
será publicado ainda no primeiro semestre de 2021.

Com base na temática da monografia da egressa, foi produzido um artigo de autoria coletiva da estudante Tássia Camila, com as professoras da FE/UERN Iasmin Marinho e Emanuela Monteiro, com o tema: Trabalho, gênero e condição materna na universidade: inclusão ou opressão? O texto fará parte das publicações que compõem o e-book.

Iasmin Marinho (FE/UERN) avalia que é de suma importância discutir o papel da mãe
pesquisadora dentro das Universidades. “Uma pequena adequação nos banheiros com
trocadores, fraldários, já são importantes iniciativas que dão visibilidade a essa demanda.
Isso está para além de um detalhe, é uma questão de garantia de direitos às estudantes e
professoras mães e às suas crianças. O maternar na Universidade é uma realidade, e ao
mesmo tempo uma oferta invisível. Dar visibilidade a esse tema na produção científica é
também informar à comunidade acadêmica das necessidades de seu público”, comenta.

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