Pesquisa da Uern sobre cultivo de neurônios é premiada em Congresso Nordestino de Neurocirurgia

Estudantes e professores do curso de Medicina, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), tiveram um trabalho premiado no Congresso Nordestino de Neurocirurgia, que foi realizado neste mês, em Recife (PE). Além disso, pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) também tiveram um trabalho entre os sete melhores, dentre os 200 trabalhos aprovados para o Congresso.

Intitulado, a “Viabilidade de Células Neurais de Tecido Cerebral Humano Adulto Traumatizado Atestada Mediante Imunohistoquímica para Marcadores Neurais e Gliais e Análise Morfológica”, o trabalho premiado lida com a cultura celular de neurônios de pacientes que sofreram traumatismo de crânio.

Os professores e estudantes autores da pesquisa são: Marco Freire, Felipe Cruz, Starlynn Freire, Gabriel Rocha, Ianara Mendonça, Lucídio Cleberson, Fausto Pierdona, Daniel Falcão e Rodolfo Cavalcanti. A equipe envolve estudantes da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) dos três programas vinculados à FACS, além de colaboradores internacionais.

“A pesquisa trata da obtenção de neurônios humanos, a partir de cérebros de pessoas que sofreram traumatismo cranioencefálico. Para o estudo, foram coletadas amostras de tecidos nervosos de pacientes que passaram por Neurocirurgia no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM)”, explica o estudante Felipe Xavier.

Durante o estudo, foi possível perceber que o tecido nervoso após ser desconectado do sistema nervoso ainda tem viabilidade celular, e coletando esse tecido que foi danificado, fragmentado, foi possível estender a sobrevida dessas células em estufa de cultura. O estudo abre caminho, por exemplo, para terapias farmacológicas que busquem ampliar a sobreviva dessas células do tecido nervoso em condições de traumatismos, por exemplo.

Além do trabalho premiado, o estudo sobre a “Correspondência entre o desenho da dor e imagens em ressonância magnética para hérnia de disco lombar”, também de professores e estudantes da Facs. Os pesquisadores envolvidos nesta pesquisa são: Sabrina Santiago, Ana Bárbara Filgueira, Gabrieli da Silva, José Carlos de Andrade, Gabriel Machado, André Lima, Starlynn Freire, Paulo Eduardo e Claudionor Nogueira.

O estudo foi desenvolvido com o Grupo de Pesquisa Neurocirurgia (estagiodeneurocirurgiarn), e utilizou-se de dois parâmetros para o seu desenvolvimento e análise comparativa, o desenho da dor (Pain Drawing) e RNM. O objetivo final aprimorar um dos dados que auxiliam no tratamento e prognóstico do paciente com a Hérnia de Disco Lombar.