...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa apresenta desafios do acesso digital na UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem pela frente o desafio da inclusão digital, pauta cujo desenvolvimento deve demandar atenção especial do poder público.

Essa é a conclusão a que chegou a Diretoria de Ensino a Distância (DEaD/UERN) a partir dos resultados obtidos na pesquisa sobre perfil digital dos discentes, promovida na última semana de março.

Responderam ao questionário 3.406 estudantes, a maior parte (52%) na faixa etária de 20 a 25 anos. De acordo com os dados, 3% deles não possuem acesso a suportes de informática, como computador, celular ou tablet, e 6% estão sem acesso à banda larga.

“Acredito que os dados podem pautar ações específicas, como a de melhorar o uso do e-mail institucional, bem como da Plataforma Íntegra”, opinou o Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro, diretor de ensino a distância da UERN.

Embora 97% usem a Plataforma Íntegra, sendo 72% com frequência e 25% apenas às vezes, os números mostram que 35% dos estudantes não tinham conhecimento da possibilidade de criação de um e-mail institucional pela UERN.

Para o professor, a pesquisa revela ainda a necessidade de o poder público pautar políticas de inclusão digital, com a formulação de um programa de aquisição de computador e acesso à Internet.

“A exemplo dos países desenvolvidos onde as aulas não pararam, os estudantes são incluídos digitalmente com aquisição de computadores e celulares a preços muito abaixo do que se cobra no mercado, e os professores são capacitados a trabalharem a distância”, avaliou Giann.

Confira todos os resultados AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support