...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Peixe-boi Luara será devolvida à natureza após seis anos de reabilitação

No próximo dia 25 de março, o litoral do Rio Grande do Norte será palco de um evento de grande relevância para a conservação da fauna marinha: a soltura da peixe-boi Luara. Resgatada ainda filhote na praia de Morrinho, em Areia Branca/RN, Luara passou por um longo processo de reabilitação e aclimatação conduzido pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Agora, com seis anos e pesando 350,2 kg, Luara está pronta para retornar ao seu habitat natural, concretizando a sexta soltura de peixe-boi no litoral potiguar. O evento será realizado no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Macau/RN, a partir das 10h. A programação será aberta ao público e à imprensa, reforçando a importância dos esforços de conservação para essa espécie ameaçada de extinção.

Durante o processo de soltura, Luara receberá um rastreador equipado com sinal VHF e satelital, permitindo seu monitoramento remoto. O equipamento é essencial para acompanhar sua adaptação ao ambiente natural e garantir sua segurança. No entanto, para evitar que pescadores ou populares tentem remover o dispositivo, o PCCB-Uern também realiza um trabalho educativo junto às comunidades locais, explicando sua funcionalidade.

O resgate, reabilitação, estabilização, soltura e monitoramento de peixes-bois-marinhos fazem parte das ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP). Essa iniciativa é uma condicionante do licenciamento ambiental exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a exploração, produção e escoamento de petróleo e gás na região. O PMP-BP é executado pelo PCCB-Uern, por meio de um convênio entre a Petrobras, a Uern e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern).

Para mais informações sobre o trabalho do PCCB-Uern, basta acompanhar as redes sociais do projeto (@pccbuern). Em caso de encalhe ou avistagem de peixes-bois-marinhos com equipamentos de radiotelemetria, o contato pode ser feito pelos números (84) 99943-0058 para Natal e região, e (84) 98843-4621 para Areia Branca e região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support