A partir desta sexta-feira, 5, a Região do Seridó contará com cirurgias eletivas bucomaxilofaciais. A realização do procedimento no Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, em Caicó, é possível por meio de uma parceria efetiva entre a Secretaria do Estado da Saúde Pública (SESAP), através da Unidade Hospitalar, e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A cirurgia bucomaxilofacial trata das doenças da cavidade oral e seus anexos, como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares. A princípio, serão ofertadas 16 cirurgias por mês, e a tendência é ampliar o serviço posteriormente. Para a diretora-geral do Hospital Regional do Seridó, Maura Vanessa, essas cirurgias representam um avanço nos serviços ofertados na Unidade.
O Prof. Dr. Hécio Morais, do Campus Avançado de Caicó, coordenador dos serviços, explica que a UERN disponibiliza professores de cirurgias e traumatologia Buco Maxilo Facial, além de materiais necessários para as cirurgias, como: motor cirúrgico, caixa de instrumental específico da Buco Maxilo. “Estamos também realizando o ambulatório odontológico nas dependências da clínica de cirurgia, que fica ao lado do Hospital Regional”, revela.
Ele informa que os atendimentos ambulatoriais, como consultas, pré-operatório e pós-operatório, são desenvolvidos por alunos. Já as cirurgias sob anestesia geral estão sendo realizadas no Hospital Regional do Seridó por professores especialistas, com a presença dos alunos de graduação e pós-graduação.
Hécio Morais ressaltou a sensibilidade da direção do Hospital para viabilizar a parceria que trará benefícios para a população, o hospital e à Universidade. “A Profª. Dra. Maura Vanessa foi uma das grandes responsáveis por termos acesso ao hospital. Compreendeu a importância da especialidade e imediatamente propôs o convênio. Não polpou esforços para conseguir equipar o bloco cirúrgico com aquilo que necessitávamos. Meu reconhecimento a ela e ao corpo de servidores do Hospital Regional de Caicó”, declara.
Conforme a diretora do Campus de Caicó, Shirlerne Santos, a parceria entre a UERN e o Hospital Regional tem grande relevância social e contribui para a formação acadêmica e profissional. “A parceria contribui ainda para o atendimento à população seridoense com serviços de qualidade de profissionais comprometidos com a prática social”, diz.
Maura Vanessa também enfatiza a importância da parceria. “A UERN tem uma responsabilidade social muito importante. E essa nova oferta no serviço hospitalar no Seridó tanto vai ampliar a oferta, com um novo serviço, como vai proporcionar uma riqueza na formação de cirurgiões-dentistas no nosso Campus da UERN, já que eles não tinham até então a oportunidade de ter essa vivência na sua formação”.