Parceria com universidade sul-africana fortalece internacionalização na Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro, a visita do pesquisador australiano Dr. Paul Manger, que é professor na Escola de Ciências Anatômicas da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul.

A parceria com o pesquisador se deu a partir da iniciativa do professor e pesquisador Dr. Rodolfo Cavalcanti, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/Uern), que enviou um e-mail a Paul Manger compartilhando o interesse nos estudos na área de Neurociência. Esse contato possibilitou o ingresso da Uern no BRICS Symposium on Neuroscience, ocorrido em Xangai/China em setembro de 2023.

A reitora Cicília Maia agradeceu a visita do pesquisador e destacou o fortalecimento da internacionalização da Uern, a partir de parcerias como essa. “Agradecemos ao professor Rodolfo, às equipes da Propeg, da Diretoria de Internacionalização e da Faculdade de Ciências da Saúde. A troca de experiência e oportunidade de enviar pesquisadores e receber pesquisadores de outros países é enriquecedora”, destacou a reitora Cicília Maia.

“Quando recebi o contato do professor Rodolfo fiquei muito empolgado, pois não tinha nenhuma universidade brasileira em nossa rede. Agradeço o acolhimento de todos vocês”, ressaltou Paul Manger.

Rodolfo Cavalcanti ressaltou os próximos passos da parceria: “Tivemos duas chamadas aprovadas, que somam recursos de R$ 700 mil com captação de bolsas. Teremos a oportunidade de enviar dois bolsistas de pós-doutorado para passar seis meses na África do Sul e receberemos a visita de um professor visitante”, afirmou Rodolfo.

A visita contou com a presença da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Ellany Gurgel, do diretor de Internacionalização, Pedro Adrião, e da diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Allyssandra Rodrigues, dentre outros professores e técnicos.