A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, em Brasília, da “Fórum Brasil-China: Marcos para uma nova fase de cooperação para o desenvolvimento compartilhado”, ocorrido nos dias 26 e 27 de novembro.
A ocasião marcou a assinatura para instalação da segunda residência tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar do Brasil.
A solenidade contou com as presenças do ministro da educação da China, Huai Jinpeng e o ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Paulo Teixeira.
No primeiro dia aconteceu a mesa de discussão sobre Geopolítica e Modelo de Desenvolvimento – Novas Bases da Geopolítica Contemporânea e Soluções para o Desenvolvimento Nacional no Sul Global. Já no segundo dia aconteceu a mesa de debate sobre “Desenvolvimento Nacional e Mecanização, Tecnificação e Agricultura Digital na Agricultura Familiar”.
A Uern foi representada pela reitora Cicília Maia e pelo diretor de Internacionalização, Pedro Adrião.
O evento foi organizado pela Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Taihe, tendo com co-organizadores: Associação Internacional para a Cooperação Popular (Baoba/IAPC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Tricontinental: Instituto de Pesquisa Social.
Residência Tecnológica –
No dia 13 de novembro de 2024, foi inaugurado na cidade de Apodi a Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar – Brasil-China. Realizada em parceria entre a Uern, a Universidade Agrícola da China (CAU) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) a iniciativa visa modernizar e fortalecer a produção agrícola familiar com apoio tecnológico.