Na noite da quarta-feira, 27, o Departamento de Ciências Contábeis e a Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) realizaram a palestra “Tributação e Cidadania” no auditório lotado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
Pedro Lopes, Secretário de Estado da Administração, e Francelino das Chagas, presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), foram os palestrantes da noite.
O evento ocorre no ensejo das comemorações dos 47 do curso de Ciências Contábeis e de 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Faz alusão ainda ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro.
“O curso de Ciências Contábeis tem sido um grande pilar na formação de profissionais qualificados que estão contribuindo com o desenvolvimento e a prosperidade da nossa sociedade. Que esses 47 anos sejam apenas o começo de uma jornada de mais sucesso e realizações”, disse a professora Wênika Costa, chefe do Departamento de Ciências Contábeis.
Ela destacou ainda que o curso do Campus Mossoró é reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC/RN) com nota 5.
Segundo lembrou o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Facem, a Uern surgiu através desta faculdade – “a precursora da Instituição” –, que conta com mais de 1,2 alunos inscritos em cursos que incluem também Administração, Economia, Gestão Ambiental e Turismo. “É a maior faculdade da Universidade”.
Acrescentou que a Facem dispõe de cursos pós-graduação nas áreas de Economia e Gestão Ambiental, anunciando um doutorado na área de Gestão Ambiental e um mestrado profissional em Ciências Contábeis. “Isso mostra o quanto a Universidade, e principalmente a Facem, vem crescendo”.
O professor Jandeson Dantas, subchefe do Gabinete da Reitoria, representou a reitora Cicília Maia. Salientou que ela enviou “um abraço fraterno a todos os contadores e contadoras”.
“É com muita alegria e satisfação que recebemos esses convidados, ao tempo em que parabenizamos a todos os contadores pelo seu dia na semana passada, bem como parabenizamos o curso pelos seus 47 anos de existência. Todos que estão aqui fazem parte desta história”, disse.
De acordo com o professor, a Uern tem atualmente cerca de 11 mil discentes e mais de 1,4 mil colaboradores entre professores e técnicos-administrativos. Além disso, 87% de seu corpo docente tem mestrado ou doutorado, o que demonstra o crescimento da qualificação de seu quadro de profissionais.
Pedro Lopes, um dos palestrantes, ressaltou a importância do aniversário da Uern e disse estar muito feliz, juntamente com Francelino das Chagas, pela realização do evento.