Foi realizada na tarde desta terça-feira, 11, a palestra “A Inovação com Propósito – desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora”, ministrada pela professora Dra. Renata Martins Braga do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IQ/UFRN).
O evento faz parte da programação da XIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Durante a palestra a professora defendeu que o pesquisador precisa unir o conhecimento com os objetivos da inovação. “É preciso entender quem vai usar aquela tecnologia e qual o propósito dela para a sociedade”, frisou.
Ela defendeu a valorização da ciência básica e alertou para os perigos do uso da Inteligência Artificial. “Nunca esqueçam que para fazer uma pesquisa vocês precisam do conhecimento. A IA é útil para muita coisa, mas aprofundem na pesquisa que esse é o caminho”, aconselhou.
A professora explicou que a ciência, pesquisa e inovação caminham juntas. Ela defendeu que o conjunto do trabalho deve levar em conta os impactos econômicos e ambientais.
Renata afirma que a inovação com propósito é transformar conhecimento em solução aplicadas resolvendo problemas reais gerando soluções sustentáveis.
“É preciso focar em quem vai se beneficiar com isso e entender que a indústria vai investir em resultados para a empresa. O nosso papel é executar da melhor forma possível”, explicou.
“Queiram que isso saia da universidade em um contrato de patente que a universidade possa se beneficiar com isso”, complementou.
A pesquisadora defendeu que o propósito da pesquisa tem que levar em conta os impactos social, ambiental e econômico.
