Palestra sobre a importância das Ciências Básicas inicia programação da XI SCTI

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a XI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI) realizou, na noite desta segunda-feira 21, sua abertura oficial, com palestra proferida pelo professor Felipe Ribeiro, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A palestra foi transmitida on-line, através canal da Uern no YouTube, e marcou o início da programação, que se estende até o dia 1º de dezembro e envolve oficinas, grupos de trabalho, mesas-redondas, palestras e salão de iniciação científica.

Durante a abertura do evento, a professora Cicília Maia, reitora da Uern, frisou a importância da realização do evento tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa.

“É uma oportunidade de mostrar todo o conhecimento produzido por nossos estudantes, docentes, técnicos. E uma forma de popularizarmos cada vez mais a ciência”, destacou a reitora.

Cicília Maia frisou ainda a relevância do tema escolhido nesta edição da Semana, que contempla o conceito de desenvolvimento sustentável. “A natureza tem nos mostrado como nossas ações impactam diretamente no meio ambiente e nós precisamos olhar para esses sinais. Nesse contexto, as ciências básicas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável para lidarmos com os desafios ambientais e sociais que enfrentamos”, frisou.

Ao longo da palestra, que foi mediada pelo professor Álvaro Lima, chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisa da Uern, o professor Felipe Ribeiro deu diversos exemplos acerca do papel das ciências básicas no avanço social e em descobertas em áreas como saúde e tecnologia.

Um dos casos citados pelo docente foi o trabalho dos cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman, anunciados recentemente como ganhadores do prêmio Nobel na área de Medicina e Fisiologia.

O trabalho dos pesquisadores, apontou o professor, foi fundamental para o desenvolvimento de vacinas que combateram de forma eficaz a epidemia da covid-19.

O docente também apresentou dados sobre a trajetória da ciência ao longo da história, desde as primeiras reflexões sobre o tema, na Grécia antiga, até a chamada revolução digital, que marcou as últimas décadas.

“O conhecimento cientíufico nos traz uma série de benefícios, mas também impactos, que percebemos de uma forma tardia. E a preocupação com esses impactos, de um ponto de vista ambiental, econômico e social, deram origem a ações como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ilustrou o palestrante, frisando a necessidade de o avanço científico também ser atrelado aos cuidados com o ambiente e a sociedade.

A palestra completa pode ser assistida neste link.

A programação da XI SCTI segue nesta terça-feira, com Salão de Iniciação Científica durante todo o dia, em todos campi da Uern. Em Mossoró, a atividade será realizada no campus e nos prédios das faculdades de Enfermagem (Faen) e Ciências da Saúde (Facs). A programação completa do evento pode ser acessada neste link.