Na manhã desta quarta-feira (28), o Campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu o geógrafo e professor Vladimir Pomar, especialista em estudos sobre a China e consultor de projetos de relacionamento e parcerias Brasil/China. Ele ministrou a palestra “Made in China 2025 – possibilidades para o RN”.
A palestra foi um sucesso de público. Professores, estudantes e empreendedores lotaram o miniauditório do Campus.
A mesma palestra será ministrada também em Mossoró nesta quinta-feira(29), no auditório da CDL, às 19h. O evento integra a programação prévia da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI), que será realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), nos dias 30 e 31 de agosto, na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Esta é uma das primeiras ações da Universidade dentro do projeto que prevê uma aproximação da UERN com instituições de ensino chinesas, buscando a construção de convênios e parcerias que possibilitem o intercâmbio de estudantes e servidores da instituição com universidades daquele país.
Segundo o professor Pomar, a palestra “Made in China 2025” é uma apresentação panorâmica, com dados atualizados, , destacando o desenvolvimento científico, tecnológico e em inovação da China, bem como apresentando as tendências do país até 2050.
“A China estuda o Brasil e sabe das nossas potencialidades. Agora, precisamos fazer o dever de casa e estudar a China, para conhecermos quais os interesses deles, bem como aprendermos a negociar com o chineses, que são negociantes ferozes”, alerta o especialista, que em sua palestra revela também os canais abertos para negociações entre os dois países.