Teve início hoje, 27, a VI Semana de Geografia (Segeo) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O tema a ser debatido este ano é “Emergência da Geografia em um Mundo em Crise”.
A programação é alusiva ao Dia do Geógrafo, celebrado em 29 de maio, e inclui um ciclo de palestras que discutirão a crise climática, crise energética, crise política, meio ambiente, urbanização, economia e sociedade, além de contar com minicursos e aula de campo. “Essa é uma oportunidade para os alunos verem a geografia de uma maneira um pouco mais ampla, mais plural e, principalmente, para pensar no nosso mundo atual, e como eles conseguem se ver enquanto geógrafos em formação e o papel do geógrafo no mundo atual e na sociedade”, comentou o professor Alexandre Almada, organizador do evento.
A palestra de abertura teve como facilitador o prof. Dr. Fábio Beserra, que discorreu sobre o tema “Quando a geografia se torna estratégia: a intensificação da crise global”. Ele comentou sobre as crises que vêm ocorrendo nos últimos 25 anos e como elas têm interferido na produção do território e como tem impactado a vida dos sujeitos.
Segundo Fábio Beserra, o intuito é despertar no público o entendimento e o senso crítico sobre o espaço em que estamos inseridos. “A geografia precisa sempre estar atenta na leitura de como entender o espaço, de como perceber o espaço. Na medida em que a gente consegue descortinar quem são os agentes que estão por trás dessa produção, a gente consegue orientar desde a própria interpretação até o que vai ser levado para a sala de aula, para contribuição em políticas públicas e para o debate acerca de como a gente vai organizar um mundo futuro”, disse.
A programação da VI Semana de Geografia continua nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de maio, na sala multiuso da Biblioteca, no Campus Mossoró. No site do evento você confere a programação completa.