Orquestra Filarmônica Pauferrense participará da Assembleia Universitária de 55 anos da Uern

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antonio de Holanda Cavalcanti, da cidade de Pau dos Ferros, estará na abertura da Assembleia Universitária que comemora, na próxima quinta-feira, 28, os 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento começa às 15h no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró.

Vinculada à Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), a Orquestra apresentará obras de Luiz Gonzaga, Francesco Sartori, Pérez Prado, Chuck Rio, Kansas, Europe e Odair José. Haverá ainda solos de Kelvy Guilherme (por trompete) e Moisés Fernandes (por voz). Participam cerca de 40 pessoas, entre músicos, musicistas e artistas.

A Filarmônica tem como Maestro o professor Leandro Fernandes Oliveira. A SFP está sob a presidência dos professores Jailson José dos Santos e Marília Cavalcante de Freitas. A instituição tem forte parceria com a Uern, uma vez que funciona em espaço cedido no Campus de Pau dos Ferros.

“A UERN é parceira de primeira-hora do Projeto Social da Filarmônica Pauferrense, porque quando a família de Antonio de Holanda Cavalcanti (idealizador da filarmônica) procurou a cidade de Pau dos Ferros para entregar as estruturas, inclusive financeiras, para instalar o projeto, procurou o Campus da Uern, que cedeu espaço físico para sua sede provisória até hoje. Assim, sons de oboé, violas e violinos tomam os espaços do Campus em suas atividades formativas desde 2018”, detalhou o professor Jailson José dos Santos.

O presidente da Sociedade Filarmônica destaca ainda que “a música produzida pela Orquestra tem encantado as pessoas nas apresentações públicas, como não é comum as práticas de conjunto, envolvendo instrumentos do tipo violoncelo e violinos, em naipes de metais, madeiras e percussão, mesclados a expressões de música erudita e popular. Aqui no interior, esse projeto acabou conquistando o público em geral”.

A SFP é uma instituição de Utilidade Pública Municipal e de Utilidade Pública Estadual do Rio Grande do Norte. Também foi reconhecida, por lei, como Patrimônio Imaterial Municipal em Pau dos Ferros e é considerada uma grande herança cultural para cidade e região do Alto Oeste Potiguar.