...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Orquestra Filarmônica Pauferrense participará da Assembleia Universitária de 55 anos da Uern

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antonio de Holanda Cavalcanti, da cidade de Pau dos Ferros, estará na abertura da Assembleia Universitária que comemora, na próxima quinta-feira, 28, os 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento começa às 15h no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró.

Vinculada à Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), a Orquestra apresentará obras de Luiz Gonzaga, Francesco Sartori, Pérez Prado, Chuck Rio, Kansas, Europe e Odair José. Haverá ainda solos de Kelvy Guilherme (por trompete) e Moisés Fernandes (por voz). Participam cerca de 40 pessoas, entre músicos, musicistas e artistas.

A Filarmônica tem como Maestro o professor Leandro Fernandes Oliveira. A SFP está sob a presidência dos professores Jailson José dos Santos e Marília Cavalcante de Freitas. A instituição tem forte parceria com a Uern, uma vez que funciona em espaço cedido no Campus de Pau dos Ferros.

“A UERN é parceira de primeira-hora do Projeto Social da Filarmônica Pauferrense, porque quando a família de Antonio de Holanda Cavalcanti (idealizador da filarmônica) procurou a cidade de Pau dos Ferros para entregar as estruturas, inclusive financeiras, para instalar o projeto, procurou o Campus da Uern, que cedeu espaço físico para sua sede provisória até hoje. Assim, sons de oboé, violas e violinos tomam os espaços do Campus em suas atividades formativas desde 2018”, detalhou o professor Jailson José dos Santos.

O presidente da Sociedade Filarmônica destaca ainda que “a música produzida pela Orquestra tem encantado as pessoas nas apresentações públicas, como não é comum as práticas de conjunto, envolvendo instrumentos do tipo violoncelo e violinos, em naipes de metais, madeiras e percussão, mesclados a expressões de música erudita e popular. Aqui no interior, esse projeto acabou conquistando o público em geral”.

A SFP é uma instituição de Utilidade Pública Municipal e de Utilidade Pública Estadual do Rio Grande do Norte. Também foi reconhecida, por lei, como Patrimônio Imaterial Municipal em Pau dos Ferros e é considerada uma grande herança cultural para cidade e região do Alto Oeste Potiguar.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support