Orçamento para a Política de Assistência Estudantil da Uern avança 84% em 2024

A política de assistência estudantil tem avançado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Reajuste dos valores dos auxílios, ampliação de vagas e incremento de novos programas são algumas das ações que visam proporcionar uma formação de qualidade que promova a inclusão e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior.

O valor investido em programas de apoio à permanência, que engloba auxílios financeiros voltados à alimentação, moradia, transporte, inclusão digital, incentivo à participação em eventos e auxílio creche saltou de um orçamento autorizado de R$ 414 mil em 2021 para R$1,3 milhão em 2024, desse montante atual, já foram executados R$ 492 mil em 2024. Em janeiro de 2024 houve um reajuste de 50% no valor do auxílio PAE – que passou de R$ 300,00 para R$ 450,00.

Outro reajuste foi nas bolsas de estágio não-obrigatório, que tiveram um aumento de 75%, passando de R$ 400,00 para R$ 700,00. Em 2021 eram 60 vagas mensais de estágio, em 2024 são 125 vagas mensais. O orçamento autorizado passou de R$ 288 mil em 2021 para R$ 1.018 milhão em 2024.

Em janeiro deste ano, os estudantes residentes passaram a receber o auxílio-alimentação, no valor de R$ 200,00. Em maio, esse auxílio foi ampliado para mais 150 vagas.

Em outra frente, a Uern desenvolve atividades esportivas, incentiva eventos culturais e disponibiliza atendimento pedagógico e psicológico para os estudantes.

Todas essas ações são reflexo da autonomia financeira, da gestão universitária, do planejamento e da luta do movimento estudantil, que historicamente vem contribuindo com as conquistas da Uern.

Conheça os principais programa e ações de fomento à Assistência e Permanência Estudantil na UERN:
  • Programa de Apoio ao Estudante – PAE

Auxílio financeiro concedido mensalmente a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O auxílio precisa ser utilizado, obrigatoriamente, com gastos ligados à moradia, alimentação, transporte e reprografia.

• Auxílio-Creche

Auxílio financeiro destinado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da Uern com filhos de idade entre zero e cinco anos.

• Programa de Moradia Universitária – Auxílio e Residência Universitária

Objetiva apoiar os estudantes devidamente matriculados em curso de graduação presencial e pós-graduação stricto sensu que se encontre em situação de comprovada vulnerabilidade socioeconômica, visando a garantia de moradia universitária.

• Concessão de Auxílio à Participação de Estudantes e Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais

Visa apoiar a participação de discentes em atividades complementares, relevantes para sua formação, objetivando o intercâmbio de experiências e a divulgação de resultados de projetos de pesquisa e extensão.

• Atendimentos especializados

Atendimento multiprofissional que conta com assistente social, psicólogas e psicopedagoga, tendo como foco a saúde mental, as relações no âmbito acadêmico, vivências e processo de aprendizagem.

PAEST – Política de Assistência Estudantil

Em 12 de dezembro de 2023 foi criada a Política de Assistência Estudantil (PAEST) da Instituição. O documento, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), norteia os programas e ações que visam a garantia de acesso, de permanência e de conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação presencial/EAD e stricto sensu por parte dos (as) estudantes uernianos(as).

São objetivos da Paest promover a democratização das condições de acesso à Uern por meio de ações afirmativas; garantir a permanência, assegurando aos (às) estudantes a igualdade de condições no exercício das atividades acadêmicas; adotar medidas para reduzir as taxas de retenção e evasão; promover a inclusão social pela educação; minimizar as desigualdades sociais e regionais mediante ações que promovam a permanência e a conclusão do curso; proporcionar ações que favoreçam o desenvolvimento da qualidade de vida dos(as) estudantes; contribuir para a melhoraria do desempenho acadêmico no Ensino, na Pesquisa e na Extensão; promover a inclusão de pessoas com deficiência; e acolher a pluralidade humana com respeito à diversidade religiosa, sexual e de gênero, de cor e de raça.