Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics) realizou neste sábado, 8, no Parque Municipal Maurício Oliveira, uma ação em comemoração aos 8 anos de existência do projeto.
A programação iniciou às 7h30, com exercícios e práticas de Hatha-Yoga e Tai Chi Chuan, além de oficinas de mandalas e atendimentos com profissionais e estudantes da saúde com sessões de Massoterapia, Ventosaterapia e Auriculoterapia.
A reitora Cícilia Maia marcou presença na comemoração, desejando vida longa ao projeto. “Expressamos nossa satisfação em oferecer um programa de tamanha importância, que promove a qualidade de vida da população. Desejamos vida longa ao Nupics”, diz, reforçando que o projeto reflete o compromisso da Uern com o bem-estar público.
A estudante de Enfermagem Cínthia Emanuelle relata sua experiência de três anos participando do Núcleo. “Participo do projeto desde o primeiro período da faculdade. Assim que eu conheci a disciplina de práticas integrativas, eu me encantei e comecei a participar dessa extensão, que me proporcionou conhecer a diversidade de pessoas e ajudá-las com a escuta qualificada e ativa”, comenta sobre a contribuição do núcleo na sua vida acadêmica.
A participante do projeto Dávida Oliveira destaca os cuidados dos profissionais com a maternidade atípica. “Através das atividades integrativas, o Núcleo busca oferecer alívio, cuidado e conforto, com um olhar e atenção direcionados às mães atípicas, como eu, reconhecendo a importância de cuidar de quem cuida”, compartilha sua relação afetuosa com o projeto.
Segundo a coordenadora do projeto, Isabel Amaral, o Nupics está em atividade desde 2017, dedicando-se à promoção da saúde e ao aprimoramento da qualidade de vida, oferecendo tanto atendimentos individuais quanto atividades coletivas.
Os serviços ofertados são práticas integrativas, entre elas: Ventosaterapia, Auriculoterapia, Massoterapia, Yoga, Meditação, Cromoterapia, entre outras.
