O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi destaque nacional no Congresso Nacional de Saúde Mental, Integrativas e Espiritualidade, realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, em Fortaleza (CE). A equipe conquistou seis premiações no evento, consolidando o reconhecimento do trabalho desenvolvido na área das práticas integrativas e no cuidado humanescente.
Ao todo, o grupo recebeu quatro prêmios de primeiro lugar, um segundo lugar e um terceiro lugar, em diferentes eixos temáticos e modalidades de apresentação. A professora Isabel Amaral, responsável pelo Nupics, destacou que a conquista representa um marco na trajetória do núcleo, que atua de forma articulada entre extensão, ensino e pesquisa, promovendo saúde e bem-estar com uma visão integral do ser humano.
Os primeiros lugares foram conquistados com os trabalhos “A Humanescência como estratégia de cuidado: impacto das práticas integrativas na saúde das mães atípicas” (resumo expandido – eixo saúde integrativa), “O cuidado para além do corpo: espiritualidade e práticas integrativas na formação do enfermeiro” (resumo simples – eixo espiritualidade), “Saúde integrativa: práticas integrativas para voluntárias em um mutirão da Operação Sorriso” (resumo simples – eixo saúde integrativa) e “Do litoral ao sertão: a universidade como agente da interiorização do cuidado humanescente” (resumo expandido – eixo cuidado em saúde).
O segundo lugar foi obtido com o trabalho “Práticas integrativas como uma estratégia ao cuidador atípico: uma análise de dados” (resumo expandido – eixo saúde integrativa), enquanto o terceiro lugar ficou com o estudo “Práticas integrativas como estratégia de promoção da saúde integral a mulheres no climatério: um relato de experiência” (resumo simples – eixo saúde integrativa).
De acordo com a professora Isabel Amaral, cada reconhecimento reflete a dedicação, o estudo em equipe e a perseverança em acreditar em um cuidado que acolhe o ser humano por inteiro. “Cada trabalho premiado é o reflexo de muita dedicação, estudo em equipe e da nossa perseverança em acreditar no cuidado que acolhe de forma humanescente o ser humano por inteiro”, afirmou.