Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo
O Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (Nem/Uern), vinculado à Faculdade de Serviço Social (Fasso), realiza uma programação especial em homenagem ao Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Neste ano, a pauta geral das ações é “Ocupar as ruas pela vida das mulheres e em defesa da democracia”.
Nesta quarta-feira, 8, o NEM/FASSO promoverá um ato público “Pela vida das Mulheres e em defesa da democracia”. A concentração será às 8h, na Praça Miguel Faustino, no Centro, em frente ao Epílogo de Campos. De lá, o grupo percorrerá várias ruas no Centro da cidade, reforçando a luta em prol das mulheres.
Logo mais à tarde, na quarta-feira, 8, será realizado um Artvismo, com o tema geral da programação, a partir das 15h30, na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, também no Centro.
Para a professora Suamy Soares, do Departamento de Serviço Social, “o dia 8 de março é um dia de luta para lembrar as conquistas das mulheres ao longo da história e dizer que essas conquistas ainda não são suficientes” enfatiza.
A programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher está sendo realizado pelo NEM/FASSO ao longo deste mês, e segue com atividades até o dia 21 de março. Neste dia, haverá roda de conversa com as trabalhadoras terceirizadas da Uern, às 15h, no auditório da Fasso.
“Ocupamos as ruas e construímos uma agenda de luta pela vida das mulheres enfrentando a violência contra a mulher do feminicídio, que, segundo dados do fórum de segurança pública, aumentou no ano de 2022″, afirma a professor Suamy.