Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo
O Núcleo de Estudos da Mulher Simone de Beauvoir (Nem/Uern), vinculado à Faculdade de Serviço Social (Fasso), dá o pontapé inicial do calendário nacional de luta das mulheres, tendo uma extensa programação no mês de março.
Este ano, a pauta do 8 de março, Dia Nacional da Mulher, é: “Ocupar as ruas pela vida das mulheres e em defesa da democracia”. A programação está sendo feita desde o dia primeiro e vai até o dia 21 de março.
“Ocupamos as ruas e construímos uma agenda de luta pela vida das mulheres enfrentando a violência contra a mulher do feminicídio, que, segundo dados do fórum de segurança pública, aumentou no ano de 2022″, afirma a professora Suamy Soares, do Departamento de Serviço Social.
No dia 6, segunda-feira, haverá a Pré-Conferência Municipal de Saúde do Setor das Mulheres, às 9h, na Estação das Artes, seguindo no dia 7 com atividade com o Grupo de Mulheres Sementes Urbanas na Comunidade dos Pintos às 17h30 pela Coletiva Motim Feminista.
Já no dia 8, haverá o ato público “Pela vida das Mulheres e em defesa da democracia”, às 8h, com concentração na Praça Miguel Faustino, no Centro, e Artvismo, com o mesmo tema, a partir das 15h30 na Praça do Pax, também no Centro.
“O Dia 8 de março é um dia de luta para lembrar as conquistas das mulheres ao longo da história e dizer que essas conquistas ainda não são suficientes” enfatiza a professora Suamy.
No dia 9, haverá palestra com o tema: Envelhecimento e Familismo no contexto de desproteção, com Solange Teixeira (UFPI) às 9h no Auditório da Fasso, promovida pelo programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS).
Encerrando a programação do mês da mulher, no dia 21 de março, haverá roda de conversa com as trabalhadoras terceirizadas da Uern às 15h, no auditório da Fasso.