Nova gestão do DCE toma posse em Pau dos Ferros

Discentes, docentes, técnicos-administrativos e representantes da comunidade acadêmica prestigiaram a solenidade de posse da coordenação geral do Diretório Central das e dos Estudantes Anatália de Melo Alves (DCE). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) de Pau dos Ferros.

A chapa “Gente que luta”, que tem como coordenadora-geral Estefane Maria, foi eleita no último dia 10. A nova gestão assume um mandato com duração de um ano.

Estefane Maria externou o orgulho de ser a primeira discente de Pau dos Ferros a assumir a coordenação-geral do DCE. “Estou orgulhosa de ser a primeira mulher em Pau dos Ferros a estar à frente do DCE. Se eu estou aqui, uma jovem lá de Doutor Severiano, é porque me abriram as portas para eu poder entrar numa universidade pública. E nosso compromisso é lutar para que mais pessoas como eu continuem entrando e permanecendo na universidade”, declarou.

A discente Teirume Tatsukawua, segunda coordenadora-geral do DCE, destacou a importância da descentralização. “É fundamental que todos os estudantes, independentemente do Campus onde estudam, tenham seus direitos assegurados”, diz. A aluna Luh Vieira, representando a União Estadual das e dos Estudantes do Rio Grande do Norte, ratifica esse posicionamento. “Somos uma Universidade interiorizada, precisamos que os serviços da universidade cheguem a todos os campi”, afirma.

Em consonância com a ideia de descentralização, o diretor da Uern Pau dos Ferros, o Prof. Dr. Agassiel de Medeiros Alves, observou que é necessário olhar e atender as particularidades dos alunos de cada campus. “A gente não pode se prender apenas a questões científicas e acadêmicas, precisamos observar as necessidades dos nossos alunos”, disse. Ele destaca que, através do diálogo entre o DCE, gestão e comunidade acadêmica, é importante debater essas peculiaridades dos alunos de cada campus.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, enfatiza que o movimento estudantil é um dos principais instrumentos de transformação da realidade. “Muitos dos estudantes que estão aqui passaram por muita coisa para hoje estar em uma universidade pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, inclusiva e includente. A Uern é patrimônio do Estado. É um agente transformador de vidas. A Uern é nossa. Que vocês lutem, defendam e valorizem essa universidade”, declara.

A reitora Cicília Maia ressaltou a alegria de estar participando desse momento. “A posse de hoje representa o segundo ciclo de descentralização do movimento estudantil. Isso representa uma força muito grande. Com isso, cada campus pode apresentar suas necessidades, particularidades, para que juntos possamos definir as prioridades da nossa universidade para a classe estudantil”, finaliza.

Texto: Adriana Morais