A ONU estabeleceu 2025 como ano do cooperativismo e este ano Mossoró completa 110 anos deste tipo de atividade.
Para marcar estas datas a Universidade do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou em parceria com o Governo do Estado o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em cooperativismo.
Na tarde desta quinta-feira, 3, foi realizada a aula inaugural do seu primeiro curso FIC de Agente de Desenvolvimento Cooperativista em parceria com a Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A capacitação será direcionada a 40 estudantes bolsistas das escolas estaduais Eliseu Viana e Abel Coelho. “Hoje é um dos grandes desafios conectarmos a juventude ao ensino e nessa perspectiva a gente vai conseguir fazer uma conexão desse jovem ao ensino técnico e obviamente na busca desse aluno para o ensino superior”, afirmou a reitora Cícilia Maia. “Estamos aqui enquanto universidade com esse projeto importantíssimo onde teremos a oportunidade de capacitar 40 jovens das escolas Elizseu Viana e Abel Coelho e também oportunizando por meio de uma bolsa. Serão quatro meses de bolsas de formação para que ao final ele possa estar mais habilitado ao mundo do trabalho”, acrescentou.
O coordenador da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) Eduardo Gatto disse o curso é pontapé inicial de uma série de ações. “Vamos fazer várias ações ao longo do ano para fomentar e desenvolver o cooperativismo e essa cultura cooperativista nas universidades e começando com a UERN, que é a nossa universidade estadual, que tem todo o know-how para nos ajudar nesse fomento”, avaliou.
A aula inaugural foi ministrada pelo professor Luiz Tavernard que destacou as oportunidades que o cooperativismo pode gerar. “São vários cenários que a gente pode apresentar como uma cooperativa de turismo, por exemplo”, declarou.
Ao final do curso de agente cooperativista os jovens estarão capacitados para constituir cooperativas em comunidades locais.