Através do Núcleo de Estudos da Mulher (NEM), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participa no próximo dia 25 de novembro do “Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher”.
Na próxima terça-feira, às 17h, será realizada a Caminhada Feminista em defesa da vida das mulheres – BASTA DE VIOLÊNCIA. A concetração será às 16h30, no Adro da Igreja do Alto São Manoel, na Avenida Presidente Dutra.
Ainda no dia 25, a programação conta com a palestra “Violência contra a mulher na esfera pública” proferida pela professora Fernanda Marques, no Auditório da UnP. O evento é uma parceria entre GEF/UNP E NEM/UERN.
A professora Joana Lacerda explica o papel do NEM nos estudos sobre a violência contra a mulher. “Historicamente tem na discussão da violência produzido pesquisas, cursos de extensão e capacitação, ou seja, a discussão sobre a violência tem permeado o nosso trabalho”, frisou.
De acordo com Joana, basta se deslocar aos dois eventos para participar. “Para participar basta se preocupar, se indignar com a violência, todas as mulheres e homens podem e devem participar. A data significa para o feminismo e para as(os) estudiosas(os) sobre a questão, um marco para publicizar a problemática da violência contra a mulher que apresenta ainda em Mossoró um grande número de denúncias, 362 até outubro de 2014. Assim, ainda temos grandes desafios como a efetivação da rede mínima de apoio à mulher em situação de violência; a continua capacitação/sensibilização dos/as profissionais quanto à temática das relações patriarcais de gênero e violência contra a mulher; intolerância da sociedade com o machismo”, concluiu.