O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró, realizaram na última sexta-feira (3), uma reunião com as lideranças da religião Afro-brasileira de Mossoró. A reunião ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN).
A pauta foi o Mapeamento dos Terreiros da Cidade de Mossoró, projeto realizado pelo NEAB sob a coordenação da professora Dra. Eliane Anselmo. Também foi discutida a construção de um calendário afro-religioso em Mossoró, incluindo datas e eventos importantes como a “Louvação ao Baobá” que acontece todos os anos na Praça Cícero Dias, no dia 20 de novembro, numa alusão ao Dia da Consciência Negra.
A professora Eliane Anselmo, coordenadora do NEAB, ressalta a importância desse momento para o fortalecimento dessas religiões na cidade: “O mapeamento dos terreiros culminará num inventário das religiões Afro-Brasileiras, dando visibilidade e respaldo à construção de políticas públicas para essas religiões, enquanto um patrimônio cultural, material e imaterial”, afirmou Eliane.
O projeto de Mapeamento dos Terreiros da cidade de Mossoró, que tem financiamento Capes e também da UERN por meio de bolsa de iniciação científica e de extensão, iniciará a fase das visitas aos terreiros, que foi comprometida devido à pandemia de Covid-19. Todos os protocolos de segurança serão respeitados nessa fase de visita.
Durante a reunião, ficou definido que o III Fórum de Terreiros de Mossoró e a Louvação ao Baobá também serão realizados este ano, no dia 20 de novembro.